Grêmio



Caminho tricolor

Grêmio terá arrancada difícil no Brasileirão até a parada da Copa

Clube enfrenta clubes tradicionais nas primeiras rodadas do campeonato

18/04/2014 - 06h05min

Atualizada em: 18/04/2014 - 06h05min


Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail

O Grêmio terá uma arrancada espinhosa. Até a parada para a Copa do Mundo, em junho, clubes tradicionais, como Atlético-MG, Santos, Fluminense, Botafogo, São Paulo e Palmeiras cruzarão seu caminho. Não bastasse o grau de dificuldade que esses enfrentamentos representam, ainda haverá a simultaneidade dos jogos da Libertadores. As duas partidas contra o San Lorenzo-ARG, pelas oitavas, apertam o calendário. Se avançar, o Grêmio disputará as quartas de final ainda antes do recesso da Copa.

A seguir, Zero Hora analisa o grau de dificuldade de cada adversário do Grêmio nesta primeira etapa de Brasileirão.

1ª rodada
20/4 - Atlético-PR x Grêmio, em Florianópolis
Nível de dificuldade: FÁCIL
É com reduzidas esperanças de bom desempenho que a torcida do Atlético-PR vê a chegada de mais um Brasileirão. Por enquanto, o único reforço contratado é o meia Bady, que veio do São Bernardo-SP. A saída de Paulo Baier deixou o time sem referência, apontam cronistas locais. A defesa, que perdeu o zagueiro Manoel, afastado por questões disciplinares, é considerada o setor mais carente.  Em 2013, depois de um começo preocupante, a equipe se recuperou com o técnico Vagner Mancini e terminou a disputa na terceira colocação. 

2ª rodada
27/4 - Grêmio x Atlético-MG, na Arena
Nível de dificuldade: DIFÍCIL
A perda do título mineiro para o rival Cruzeiro, domingo, não diminui o conceito do Atlético-MG, atual campeão da Libertadores. A manutenção de nomes como Victor, Diego Tardelli, Jô, Fernandinho e, sobretudo, Ronaldinho mantém o potencial da equipe, oitava colocada no último Brasileirão. A defesa tem sido o ponto forte do time. O técnico Paulo Autuori não conta com o mesmo prestígio do antecessor, Cuca. Ainda assim, sob seu comando, o Galo não teve dificuldades para chegar às oitavas de final da Libertadores.

3ª rodada
4/5 - Santos x Grêmio, na Vila Belmiro
Nível de dificuldade: DIFÍCIL
O Santos abre o Brasileirão em busca de reforços para a criação. As alternativas no setor são muitas, mas apenas Lucas Lima, ex-Inter, e Serginho atuam como armadores. Na necessidade, o técnico Oswaldo de Oliveira recorre a Cícero e Leandrinho. Por isso, a direção sonha em repatriar Diego, atualmente no Atletico Madrid -ESP. Reforço mais caro da história do clube, o ex-colorado Leandro Damião ainda está longe de corresponder às expectativas. Muitos torcedores gostariam de vê-lo fora da equipe, dando lugar ao jovem Gabriel Barbosa, o Gabigol.

4ª rodada
11/5 - Chapecoense, em Chapecó
Nível de dificuldade: FÁCIL

Para um clube que surpreendeu o país com uma excelente classificação ao final da Série B, a Chapecoense decepcionou no início desta temporada e foi eliminada no campeonato catarinense. O grande reforço para o Brasileirão é o goleiro Lauro, ex-Inter. Os outros oito que chegaram são nomes inexpressivos. Não está mais no clube o goleador Bruno Rangel. Mesmo fora, é jogo para o Grêmio vencer. Até porque o time se sentirá em casa em Chapecó, pela forte presença de gaúchos na região.

5ª rodada
18/5 - Fluminense, na Arena
Nível de dificuldade: MÉDIO
Não fosse uma decisão no tapetão, o Fluminense disputaria a Série B em 2014. Este ano, a situação não se alterou, a ponto de o técnico Renato Portaluppi resistir apenas três meses no cargo e dar lugar a Cristóvão Borges. A tarefa de dar a volta por cima não é das mais fáceis. Fred vive às turras com a torcida, que o acusa de pensar exclusivamente na Seleção Brasileira. E Rafael Sóbis está muito próximo de um acerto com o Corinthians. Uma partida em que o Grêmio poderá tirar proveito do fator local para somar três pontos.


6ª rodada
21/5 - Botafogo, na Arena
Nível de dificuldade: FÁCIL
Entra ano, sai ano, o Botafogo não consegue livrar-se das dificuldades financeiras. O atraso nos pagamentos foi apontado como um dos fatores decisivos para as fracassadas campanhas no campeonato carioca e na Libertadores. A desorganização é tanta que a direção, após anunciar a saída de Bolívar, voltou atrás e manteve o zagueiro. A torcida aposta na recuperação dentro de campo a partir da chegada do atacante Emerson Sheik. Em 2013, o Botafogo terminou o Brasileirão como quarto colocado.

7ª rodada
24/5 - São Paulo, no Morumbi
Nível de dificuldade: DIFÍCIL
O Grêmio enfrentará o São Paulo sob nova direção. Na noite de ontem, o presidente Juvenal Juvêncio, no comando do clube do Morumbi há oito anos, elegeria o seu sucessor _ a situação é maioria no conselho. Carlos Miguel Aidar promete reforços, mas, se chegarem, não devem estar aptos para o confronto com o time de Enderson, na sétima rodada. Em relação à equipe de 2013, as novidades são Alexandre Pato, o volante Souza, que reencontrará o ex-clube, e o lateral-esquerdo uruguaio Alvaro Pereira, escolhido o melhor do Paulista na posição.

8ª rodada
28/5 - Sport, em Recife
Nível de dificuldade: MÉDIO
Difícil lembrar quantas vezes o Sport já voltou à Série A, para cair de novo no final do campeonato. O início do ano foi irregular. Depois da saída de Geninho e da efetivação do preparador físico Eduardo Baptista no cargo de treinador, a equipe encorpou, conquistou a Copa do Nordeste e chegou à final do campeonato pernambucano. Acertado com o Inter, Rithely é uma ausência lamentada pela torcida. Para o Grêmio, a partida representa muito mais perigo pelo fator local do que pela qualidade do adversário. 

9ª rodada
1º/6 - Palmeiras, na Arena
Nível de dificuldade: MÉDIO
O Palmeiras volta com força à Série A. O time paulista aposta na boa fase do chileno Valdívia e nos gols de Alan Kardec para não fazer feio e se manter entre os grande ao final do campeonato. Na defesa, o Palmeiras conta com a experiência do veterano Lúcio. Uma curiosidade é o atacante Leandro, ex-Grêmio, envolvido na negociação de Barcos, no ano passado. Como a partida será na Arena, talvez o grau de dificuldade não seja tão elevado para o time de Enderson Moreira. A vitória é quase uma obrigação.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias