Grêmio



Aquecimento

Relembre as campanhas da dupla Gre-Nal na história dos pontos corridos no Brasileirão

Grêmio e Inter iniciam disputa pelo título brasileiro no próximo fim de semana

17/04/2014 - 07h07min

Atualizada em: 17/04/2014 - 07h07min


No sábado, o Campeonato Brasileiro chega à sua 12ª edição com pontos corridos. De 2003 até 2013, foram seis campeões: Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Fluminense. O maior vencedor é o São Paulo, com três títulos consecutivos (2006, 2007 e 2008), mas a melhor campanha foi do Cruzeiro, em 2003, com 72,5% de aproveitamento.

O clube que somou mais pontos, no entanto, é o Santos, em 2004, com 89. Já a dupla Gre-Nal oscilou bastante. O Grêmio foi rebaixado em 2004 e o Inter considerou-se o "campeão moral" em 2005, quando o STJD anulou 11 jogos e quem saiu com o título foi o Corinthians.

Já em 2008, o Grêmio liderou o campeonato até a reta final, porém, foi ultrapassado pelo São Paulo e ficou com o vice. No ano passado, o Inter esteve ameaçado de rebaixamento até a última rodada, mas acabou em 14º. Confira abaixo um resumo das campanhas da Dupla na história dos pontos corridos:

2003

Grêmio

Esteve na sexta posição na quarta rodada. A partir dali, só caiu. Entre a 27ª e a 42ª rodada permaneceu em último. Recuperou-se nos últimos quatro jogos e escapou do rebaixamento na última partida. Acabou em 20º, com 50 pontos, num total de 24 equipes.

Inter

Ficou em segundo entre a sétima e a nona rodada. Oscilou o restante do campeonato entre o quinto e o oitavo lugar. Terminou em sexto, com 70 pontos e 50% de aproveitamento.

2004

Grêmio

A melhor posição na tabela foi a sétima, na terceira rodada. Ladeira abaixo, entrou na zona de rebaixamento na 27ª rodada. Na 38ª caiu para o último lugar, de onde não saiu mais até o fim do campeonato. Em 46 jogos, fez 39 pontos.

Inter

Chegou a ficar em quinto, mas na metade do campeonato estava na 16ª posição. Reagiu faltando seis jogos para acabar o Brasileirão. Terminou em oitavo, com 67 pontos e 48% de aproveitamento.

2005

Grêmio

Disputou a Série B

Inter

O número de times baixou para 22. Perdeu os dois primeiros jogos, mas iniciou uma reação que o levou ao segundo lugar na 12ª rodada. Chegou a cair para o oitavo lugar, mas depois passou a brigar com o Corinthians pelo título. Com a decisão do STJD em anular 11 partidas após escândalo de combinação de resultados envolvendo árbitros, acabou perdendo a taça para o Corinthians.

2006

Grêmio

O ano do retorno à Série A. Chegou a estar na 18ª posição na quarta rodada. Mas a partir da metade do campeonato passou a brigar com o Inter pela segunda colocação. Acabou em terceiro, com 67 pontos.

Inter

Fez uma campanha em que a pior colocação foi o nono lugar, na primeira rodada. Daí em diante, sempre brigou pela ponta de cima. Ficou em segundo em boa parte do campeonato, foi ultrapassado pelo Grêmio durante cinco rodadas, mas recuperou a posição e terminou o ano como vice-campeão.

2007

Grêmio

Esteve na terceira posição na 15ª rodada. Depois, caiu de produção, mas se manteve na metade de cima da tabela. Terminou o campeonato em sexto, com 58 pontos e 51% de aproveitamento.

Inter

A melhor posição foi o sexto lugar, na 15ª rodada. Depois, permaneceu na metade da tabela até o final do campeonato. Encerrou a participação em 11º, com 54 pontos e 47% de aproveitamento.

2008

Grêmio

A melhor campanha na história dos pontos corridos. Assumiu a liderança na 14ª rodada e lá ficou até a 26ª. Caiu para segundo, retornou para primeiro dois jogos depois, mas na 32ª rodada perdeu novamente o posto. Acabou na segunda posição, com 72 pontos.

Inter

Esteve em 17º na quinta rodada e em 12º na 20ª. Subiu à metade de cima da tabela e terminou o campeonato em sexto lugar, com 54 pontos e 47% de aproveitamento.

2009

Grêmio

Até a décima rodada, oscilou entre a 14ª e a sexta posição. A partir daí, manteve-se na metade de cima da tabela. Terminou em oitavo, com 55 pontos e 48% de aproveitamento.

Inter

Liderou o campeonato em sete rodadas. Na reta final, chegou a cair para a sexta colocação. Recuperou-se nos últimos quatro jogos e terminou com o vice-campeonato e 65 pontos.

2010

Grêmio

Até a metade do campeonato, brigou na ponta de baixo da tabela. Iniciou a recuperação no segundo turno e acabou sua participação na quarta posição, com 63 pontos.

Inter

Na sétima rodada, estava em 15º. A partir daí, começou a subir na tabela e chegou à ponta de cima no décimo jogo, quando ficou em quarto. Na 34ª rodada, caiu para oitavo e terminou o campeonato em sétimo, com 58 pontos.

2011

Grêmio

Esteve em 16º em quatro oportunidades durante o primeiro turno. No segundo, chegou à nona posição, mas não teve fôlego e terminou o campeonato em 12º, com 48 pontos.

Inter

Foi o quarto colocado na oitava rodada. Caiu para décimo e permaneceu em sétimo em boa parte do segundo turno. Após o antepenúltimo jogo, ficou em quarto, mas acabou em quinto, com 60 pontos.

2012

Grêmio

Até a nona rodada, não passou da sétima colocação. No jogo seguinte, subiu para quarto e não baixou deste posto até o final. Terminou em terceiro, com 71 pontos e 62% de aproveitamento.

Inter

Chegou a ser vice-líder na terceira rodada, mas passou a maioria do tempo do campeonato entre a quinta, sexta e sétima posições. Perdeu rendimento nas últimas quatro rodadas e terminou em décimo.

2013

Grêmio

Na 12ª rodada, estava em nono. Começou a reação e não ficou abaixo do quarto colocado no restante da competição. Na última rodada, conseguiu o vice-campeonato, com aproveitamento de 57%.

Inter

Liderou o campeonato na oitava rodada e se manteve entre os cinco primeiros até a 23ª. Irregular, foi terminar a competição na 14ª posição, com 47 pontos e 42% de aproveitamento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias