Dupla Gre-Nal



Opinião

Pedro Ernesto: lambanças para todos os lados da arbitragem da 22ª rodada

04/09/2015 - 07h08min

Atualizada em: 04/09/2015 - 07h08min


Pedro Ernesto Denardin
Pedro Ernesto Denardin
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS

Não me lembro de uma rodada de Campeonato Brasileiro com tantos episódios para serem discutidos como a 22ª desta quarta-feira. Lambanças para todos os lados.

A mais grave ocorreu no jogo entre Corinthians e Fluminense. O erro do bandeira foi infantil e reforçou a crença de quem acha que existe uma conspiração para fazer o Timão campeão do Brasil. Na vitória do Cruzeiro sobre a Ponte Preta, o árbitro Emerson Sobral foi o responsável por erros graves e primários. Está de gancho. No jogo dos Atléticos, o Mineiro contra o Paranaense, os dois auxiliares, afastados, erraram, assim como o árbitro Marcelo de Lima Henrique, que deveria ter sido punido e não foi.

A única injustiça que ocorreu foi contra o gaúcho Marcelo Barison. O lance que determinou seu afastamento é daqueles que é preciso ver 10 vezes para saber se estava impedido ou não. É só comparar com o prejuízo sofrido pelo Fluminense.
Mas são medidas importantes as da comissão de arbitragem, pois foram muitos erros, na maioria, inadimissíveis.

Transição
Árbitros importantes deixaram de apitar recentemente. Recordo de Leonardo Gaciba, quatro vezes apontado como o melhor árbitro Brasileiro, Carlos Simon, árbitro de três Copas do Mundo, Salvio Spinola, Paulo César de Oliveira, Márcio Chagas, entre outros.
A maioria encontrou lugar nas emissoras de rádio e televisão como comentaristas.
Por causa disso, a CBF foi obrigada a lançar profissionais jovens. Passamos a viver uma fase de transição, que não se esgota rapidamente. Precisamos de quatro ou cinco anos para que esses árbitros amadureçam.

Desfalques importantes
Jogar contra o São Paulo, lá no Morumbi, sempre foi muito complicado. O Tricolor Paulista está sempre com um grande time, faz investimentos importantes e costuma exigir muito dos adversários. Mas, desta vez, será menos difícil. O treinador Juan Carlos Osorio tem 12 desfalques por razões diversas. Dos titulares importantes, só joga Ganso. Claro que não será fácil, já que um grande clube tem reservas importantes, mas está claro que o Inter tem uma ótima chance de conseguir uma vitória fora, onde seu aproveitamento é de apenas 24%. Argel vai com todos, inclusive D'Alessandro, que de ficou fora da histórica goleada sobre o Vasco. Se quiser figurar no G4, tem que ganhar longe do Beira-Rio.

Demaiiissss
O Inter aplicou uma goleada histórica no Vasco, mas é importante ressaltar que teve muita perícia no acabamento das jogadas. Em 10 arremates fez seis gols. Vale lembrar, também, a beleza dos gols marcados por Valdívia e Nilton, lances que dificilmente vemos no futebol.

De menos
História, camisa, tradição e torcida. Tudo isso o Vasco tem de sobra, mas está indo para o terceiro rebaixamento nos últimos oito anos. Eurico Miranda deu o pontapé incial na degradação deste grande clube. Roberto Dinamite tentou consertar, mas não conseguiu. Eurico voltou e o que era muito ruim ficou pior. Pobre Vasco. 

Leia colunas anteriores de Pedro Ernesto Denardin

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias