Grêmio



No Gre-Nal

Por depredação a ônibus, Geral do Grêmio e Velha Escola são suspensas por 90 dias

Juizado do Torcedor decidiu pela sanção preventiva às torcidas organizadas gremistas por conta de danos a ônibus no deslocamento para o Gre-Nal

27/11/2015 - 19h44min

Atualizada em: 28/11/2015 - 16h41min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail

Por conta de danos a ônibus no deslocamento para o Gre-Nal do Beira-Rio, duas organizadas do Grêmio, a Geral e a Velha Escola, estão suspensas por 90 dias. Os integrantes das torcidas poderão ir aos estádios, mas sem qualquer material que as identifique nem instrumentos para acompanhar os cânticos. A suspensão será até que sejam concluídas as investigações para determinar os autores das depredações.

Wianey Carlet: promotor do MP fala sobre combate à baderna no Gre-Nal

A decisão foi tomada em medida cautelar pelo Juizado do Torcedor, atendendo a pedido do Ministério Público. Um torcedor, já identificado como autor das depredações, também foi punido e fica impedido de ir a jogos do clube.

No dia do clássico, a Geral teve seus instrumentos confiscados antes de entrar no estádio como forma de sanção pelos danos aos ônibus.

Fábio Canatta: por que é tão difícil conduzir a torcida adversária para um Gre-Nal?

Os torcedores reclamaram da precariedade das condições do transporte em ônibus que, segundo os relatos, estavam superlotados. Os gremistas também criticaram a longa espera dentro dos veículos fechados antes que eles partissem da Secretaria de Segurança Pública, ponto combinado para o início do deslocamento dos visitantes até o Beira-Rio.

Em nota, Geral do Grêmio reclama de "tratamento desumano" em deslocamento para o Gre-Nal

Procurado por Zero Hora, o líder da Velha Escola, Marcelo Bittencourt, se diz contra a decisão:

– Sou totalmente contra, não puniram a torcida dentro do estádio. Não foi ninguém do cadastro da torcida. Estávamos em um ônibus e teve um vidro quebrado, mas ele estava superlotado. Tínhamos 80 pessoas cadastradas e colocaram muito mais do que isso dentro de um ônibus.

Neste sábado, a torcida Geral do Grêmio encaminhou uma nota oficial sobre a nova punição:

Mesmo com a nossa nota oficial, com o artigo do professor Fábio Canatta na Zero Hora, entre diversos depoimentos de sócios, todos relatando o tratamento desumano que o torcedor gremista sofreu no domingo, comunicadores de renome na imprensa esportiva do RS, ao invés de mostrarem indignação com os fatos ocorridos, preocuparam-se em destilar ataques contra a Geral do Grêmio.

O torcedor sofre tratamento de gado indo para o abate, mas isso não vira pauta na maior parte dos meios de comunicação. Por este exemplo, tu vês que o foco é buscar a audiência fácil com matérias superficiais, não se preocupando no aprofundamento dos acontecimentos.

O motivo de eles terem se perturbado com a exposição do tratamento indevido que a torcida gremista sofreu no clássico é um mistério. Deixamos a seguinte reflexão: quem somente ataca e não contra argumenta não consegue debater e, nos deixa surpresos o pouco interesse da imprensa em pautar as melhorias necessárias na logística para a torcida visitante nos clássicos.

Cada um que procure suas fontes de informação e tire sua própria conclusão, só quem viveu na pele os episódios já detalhados de domingo é que vai realmente entender do que estamos falando. A Geral, em 15 anos de existência, além do amor ao Grêmio, prega valores. Só queremos respeito com todos os torcedores do Grêmio.

Mesmo com a nota oficial do Grêmio afirmando que o transporte para o clássico feriu a dignidade humana, veio esta punição do Juizado do Torcedor, que proíbe os materiais da torcida por 90 dias. A decisão foi baseada em argumentos frágeis.

1) Alegando que nossa nota oficial pré-jogo instigou os torcedores, sendo que só apontamos os erros crassos da logística, que se confirmaram no domingo.

2) No texto da decisão, o Juizado do Torcedor afirma que identificou o torcedor que quebrou a janela de um ônibus e que este já está punido, três meses fora dos jogos.

3) Mesmo assim, a punição também abrange a Geral do Grêmio, porque os veículos de comunicação noticiaram que ela fez parte do episódio. Esta última parece piada, mas não é, a alegação foi essa mesma.

4) A Promotoria do Torcedor já nos afirmou que a identificação dos infratores era justamente para proteger a torcida como um todo e punir individualmente. Nesta decisão absurda, contraria este preceito.

Em resumo, fomos punidos por um vidro de janela quebrado, sendo que o infrator foi identificado, e porque a imprensa noticiou que estávamos envolvidos nos episódios, o que não condiz com a verdade. O alento da sexta foi a oficialização por parte do Grêmio do Departamento do Torcedor Gremista, que será importante em casos como este e para fomentar a festa da torcida. A Geral do Grêmio dará todo o suporte para o DTG realizar as suas funções, pois desde o começo é favorável à sua criação e reconhece a sua importância para o futuro.

Segue o jogo. Domingo todos na Arena, pois temos uma vaga na Libertadores da América para garantir. Temos a confiança de que o próximo ano será promissor. E estaremos sempre junto ao Tricolor, não importa onde for. Queremos sempre manter o diálogo de forma democrática com a direção do Grêmio e demais instituições, procurando melhorar a festa, e assim, fortalecer cada vez mais o fator local do nosso estádio. Jamais nos matarão!

* ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias