Esportes



Conflito de versões

Declaração de secretário sobre a Fundergs gera contestações

Juvir Costella disse que todo o calendário esportivo de 2015 foi cumprido, mas três eventos não foram realizados. Secretaria afirma que as competições não aconteceram por questões externas à fundação

13/01/2016 - 07h02min

Atualizada em: 13/01/2016 - 07h02min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail
Carlos Macedo / Agencia RBS

Uma frase do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, em reportagem de ZH sobre a autorização da extinção da Fundergs, gerou contestações de pessoas acostumadas a acompanhar os eventos organizados pela fundação. Na reportagem, Costella afirma que a entidade cumpriu todo o calendário esportivo de 2015, mas pelo menos três eventos não aconteceram. Segundo a secretaria, as competições não foram realizadas por problemas externos à Fundergs.

Seleção masculina de vôlei da Rússia está classificada para a Olimpíada 

Após a publicação da declaração de Costella, ZH recebeu, através de e-mails e telefonemas, relatos que listavam os eventos não realizados. Três dessas competições foram anunciadas no site da fundação, com chamados para a abertura das inscrições: os Jogos Intermunicipais para Pessoas com Deficiência (Parajirgs), os Jogos Abertos dos Surdos e os Jogos dos Povos Indígenas.

Idoso de 93 anos disputará seletiva americana de tênis de mesa para o Rio 2016

- Fizemos licitação para contratar os ônibus que levariam os participantes a Pelotas para os Parajirgs. Depois, a competição foi cancelada - relata o secretário de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, José Edgar Meurer.

A corrida contra o tempo pela vaga olímpica de dupla mista da vela

Costella citou o cumprimento do calendário para explicar que a demissão de 44 funcionários, feita em agosto do ano passado em cumprimento a uma decisão judicial, não teria prejudicado o funcionamento da fundação. Atualmente, a Fundergs tem 29 servidores em seu quadro e deve ser extinta assim que for definido o futuro dos funcionários. A tendência é de que a maioria seja incorporada à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, que herdará também as atribuições da entidade.

Cátia Bandeira: A Olimpíada de cada um

Contatada pela reportagem, a secretaria enviou, por e-mail, explicações sobre os motivos para o cancelamento das competições e ressaltou que a Fundergs "conseguiu executar todos os eventos possíveis, que dependeram exclusivamente da ação e do envolvimento do seu quadro funcional em 2015".

No caso dos Parajirgs, previstos para dezembro, a secretaria explicou que a equipe que faria a execução do evento foi convocada, na mesma data, para participar das Olimpíadas Brasileiras das Apaes, em Campo Grande.

"É importante ressaltar que, infelizmente, no Brasil são poucos os profissionais habilitados para atuar na área do paradesporto como um todo, assim como também são escassas as ofertas de estrutura física (ginásios, goleiras, quadras) e hoteleira para este fim", escreveu a assessoria de imprensa da secretaria.

Quanto aos Jogos dos Povos Indígenas, o órgão afirma que o prefeito de Salto do Jacuí, sede do evento, solicitou a troca de data, já que o local da competição estava ocupado. A secretaria teria sugerido que fosse realizado em dezembro, mas a prefeitura mais uma vez teria sugerido o adiamento. A prefeitura de Salto do Jacuí tem outra versão, e afirma que o primeiro pedido de adiamento veio da própria Fundergs, devido à falta de verba, de tempo hábil para licitação de serviços e também pelo processo de extinção que a fundação atravessa. A competição deve ocorrer no primeiro trimestre de 2016.

Já em relação aos Jogos Abertos dos Surdos, a secretaria diz que, no momento em que a informação da extinção da Fundergs foi divulgada, a prefeitura de Santo Ângelo, onde o evento seria realizado, entendeu que ele estava cancelado. A secretaria teria buscado, sem sucesso, formas de viabilizá-lo mantendo a cidade como sede, mas já não havia mais locais disponíveis.

Contatado por telefone, o secretário de Turismo e Esporte do município, Marcos Mattos, afirmou que a decisão de adiar foi tomada "em conjunto", e afirmou que o motivo teria sido a incerteza em relação ao futuro da Fundergs a partir da possível extinção. A competição deve acontecer em março de 2016.

* ZH Esportes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias