Libertadores



Passeio cultural

Com réplica da taça, exposição sobre a Libertadores vai até 28 de fevereiro em Porto Alegre

Mostra reserva também fotos de conquistas de Grêmio e Inter

11/02/2016 - 12h35min

Atualizada em: 11/02/2016 - 12h37min


Paula Menezes
Paula Menezes
Enviar E-mail

Além dos estádios, a Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro de Porto Alegre, virou atração para quem é apaixonado por Libertadores da América. O espaço recebe, até o dia 28 de fevereiro, uma exposição sobre a competição continental. Na sala localizada no primeiro andar, os torcedores encontram curiosidades do torneio, fotos de vencedores, informações sobre a cultura dos países participantes e uma réplica da taça (veja o vídeo abaixo).

Logo na entrada, os visitantes encontram um texto sobre como começou a Libertadores, que teve sua primeira edição em 1960. A imagem do Peñarol, que dominou os dois primeiros anos, acompanha os escritos. No chão, há adesivos de bolas retratados pelo fotógrafo Caio Vilela, que registrou imagens de futebol de rua em diferentes lugares do mundo.

– A Libertadores é uma competição importante para o clube, para quem gosta de futebol e dos seus times. É uma competição muito nossa, em termos de América, e é uma competição que o Brasil tem dado cada vez mais importância, conquistado cada vez mais títulos – avalia a curadora da exposição, Noelly Russo. – Nosso objetivo era de criar uma linha do tempo para trazer ao torcedor um pouco da história da competição.

Leia mais
Racing tem vitória magra em casa, mas avança à fase de grupos

São Paulo perde pênalti e passa sufoco, mas vai à fase de grupos

Presidente do Huracán desmente médico e diz que Toranzo não teve dedos amputados

Ao centro da exposição, chamada de "Libertadores - Paixão que nos Une", há tablets disponíveis para que as pessoas se conectem aos costumes da cada país que participa da competição. No momento reservado à tecnologia, o visitante pode clicar em oito opções por país: ficha técnica, times, futebol, galeria de fotos, cultura, gastronomia, música e literatura. Em outro tablet, foram colocadas páginas antigas de jornais que noticiaram os grandes jogos do torneio.

Mas há também um espaço retrô. Na parede ao fundo, uma série de perguntas sobre a Libertadores convida o visitante a um quiz. O torcedor abre o bloco e, dentro, está a resposta. É, segundo Noelly, uma parte reservada também para os pequenos:

– As crianças, dependendo da idade, não têm essa memória. Quem tem cinco, oito anos hoje, tem uma memória que está em construção. Quando você fala do Santos, o primeiro campeão do nosso país, as crianças perguntam se o Neymar fez o gol. E é uma reação engraçada, porque os pais ficam quase indignados. E dizem que não, que foi o Pelé. Tem essas coisas que são fofinhas. A gente foi meio 'caretinha', mas propositalmente mesmo – completa.

Para os colorados, a exposição garante um momento especial. Uma das imagens escolhidas para um painel é justamente a de Fernandão levantando a taça de 2006. O ídolo colorado morreu em um acidente de helicóptero no interior de Goiás, em junho de 2014.

– O Fernandão é um ícone. Foi difícil, porque não tinha passado muito tempo do acidente dele. Para gente que escolheu, foi bem emotiva. Assim como o da conquista do Corinthians, com aquela loucura de Tóquio. Porque a foto do Pelé, por exemplo, qualquer foto dele te emociona. mas você já viu. Quando você vai vindo mais para cá, com Zico, Ceni, Fernandão, está muito perto. São momentos que as pessoas comentam muito – comenta Noelly.

A entrada é franca. Antes de Porto Alegre, a exposição passou pelo Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo, e pelo Museu Brasileiro do Futebol, no estádio do Mineirão, em Minas Gerais. A exposição é baseada no livro homônimo do jornalista Nicholas Vital.

Serviço - Exposição "Libertadores - Paixão que nos Une"
Data: até 28 de fevereiro
Local: Memorial Majestic – térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Funcionamento: de terças a sextas, das 9h às 21h, e finais de semana e feriados, das 12h às 21h

Leia todas as notícias sobre Libertadores

*ZHESPORTES



MAIS SOBRE

Últimas Notícias