Gauchão



Confusão em Gravataí

Repórter explica desentendimento com técnico do Brasil-Pel durante coletiva

Rogério Zimmermann teria empurrado o repórter Pedro Petrucci

09/02/2016 - 11h06min

Atualizada em: 09/02/2016 - 11h23min


Wendell Ferreira
Wendell Ferreira
Enviar E-mail
Incidente foi motivo de notas oficiais do Brasil-Pel e da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos

A coletiva de imprensa do técnico Rogério Zimmermann, do Brasil-Pel, depois do empate em 1 a 1 com o Cruzeiro-RS, em Gravataí, não foi usual. O treinador teve um desentendimento com o repórter Pedro Petrucci, da Rádio Universidade, e teria empurrado o jornalista. O clube e a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) divulgaram notas oficiais sobre o caso. Zero Hora tentou contato telefônico com Zimmermann, que não retornou a ligação. O treinador concederá nova entrevista coletiva na tarde desta terça.

Três perguntas para Pedro Petrucci, repórter da Rádio Universidade

Como a discussão começou?

Perguntei se Felipe Garcia e Ramon poderiam ser titulares no próximo jogo, já que haviam entrado bem e mudado o jogo. Ele debochou, dizendo que eu sempre perguntava isso. Eu insisti, pois era algo que a torcida também estava comentando no Whatsapp da rádio, que é a forma de interação na jornada. Ele disse que o torcedor estava comemorando o empate, que a dúvida era especificamente minha e da minha rádio. Eu insisti mais uma vez e ele se irritou. O jogo era no Vieirão, em Gravataí, então não tem sala de imprensa. Era de pé, ao lado do vestiário. Primeiro, ele gritou dizendo para eu sair da entrevista. Eu insisti mais uma vez na busca do esclarecimento e ele me empurrou.

Qual foi a tua reação?

Eu perguntei o motivo de ele ter me empurrado e ele disse que não me empurrou. Depois disso, eu saí da entrevista, não tinha mais clima. Fiquei esperando. Enquanto isso, o diretor executivo do Brasil, Armando Dessesards, foi falar comigo. Pediu calma, que todos estavam de cabeça quente. Tanto Armando quanto o presidente Ricardo Fonseca assistiram a tudo. Empurrar foi a primeira vez, mas agir grosseiramente é quase corriqueiro.

Você vai seguir no setor do Brasil-Pel?

Meu coordenador ainda não decidiu.

Leia mais:

Passo Fundo demite Ben-Hur Pereira

Emprestado ao Glória, Leandro projeta retorno: "Quero voltar para o Inter"

Hélio Vieira, técnico do São Paulo-RG: "Ideia é buscar vaga na Série D"

Nota oficial do Brasil-Pel

"O Grêmio Esportivo Brasil, diante do recente episódio envolvendo seu treinador e um membro da imprensa pelotense durante a entrevista coletiva após uma partida válida pelo Campeonato Gaúcho, Cruzeiro e Brasil, no dia 4 de fevereiro de 2016, vem através desta nota esclarecer alguns fatos:

I) Primeiramente – e antes de qualquer outra informação – o GE Brasil reconhece o esforço e a dedicação da imprensa esportiva na cobertura do dia a dia rubro-negro;

II) Não houve, em momento algum, agressão por parte do técnico Rogério Zimmermann a nenhum membro da imprensa esportiva, havendo, sim, pelo que se verifica, uma divergência em meio a entrevista coletiva concedida ao final do jogo, acerca da continuidade dos questionamentos do repórter Pedro Petrucci, da Rádio Universidade, ante a insistência deste em conduzi-los quando o treinador já lhe havia sinalizado que, de sua parte, considerava-os como encerrados;

III) Da mesma forma em que tem um dos seus funcionários cobrado e duramente criticado, o GE Brasil clama por uma condução ética, imparcial e respeitosa dos membros da crônica esportiva;

IV) Por fim – e não menos importante – o GE Brasil volta a reconhecer o trabalho da imprensa esportiva pelotense e, para a manutenção da histórica relação clube/imprensa deseja que o episódio em questão não seja pauta da rotina de ambos os lados, valorizando sempre o momento do futebol pelotense e as competições em andamento."

Nota oficial da ACEG

"A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos manifesta total apoio e solidariedade ao associado Pedro Petrucci, repórter da Rádio Universidade, de Pelotas, após ato agressivo praticado pelo técnico Rogério Zimmermann, do Brasil de Pelotas, durante a entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 com o Cruzeiro-RS, na noite da última quinta-feira, em Gravataí, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho.

Nenhum argumento que possa ser utilizado pelo treinador irá justificar a atitude agressiva e desrespeitosa para com o um profissional que acompanha o dia-a-dia do clube como setorista, e atua na maioria dos jogos do Xavante Pelotense.

Solicitamos que a direção do Brasil de Pelotas se manifeste publicamente, a respeito da atitude intempestiva do treinador , de reconhecida capacidade e valorizado pelo trabalho que desempenha no clube pelotense há mais de quatro anos. Porém, isso não lhe dá o direito de desrespeitar os profissionais de imprensa. Não está acima do bem e do mal, e precisa rever seus conceitos de relacionamento com a imprensa de uma forma geral.

Se não se dispõe a trabalhar em harmonia com os integrantes da imprensa, deveria mudar de profissão, na medida em que está exposto a criticas e elogios.

Antes de mais nada, precisa assimilar eventuais criticas e questionamentos, mesmo que em sua opinião possam ser discutíveis, e não apenas esperar pelos elogios, que retrata a mesma situação de exposição profissional, como quando é criticado ou questionado. O profissional Rogério Zimmermann já deveria ter aprendido isso.

A diretoria da ACEG está colocando seu departamento jurídico a disposição do repórter Pedro Petrucci.

A ACEG também aguarda uma retratação do profissional sobre o episódio, e uma manifestação da direção do G.E. Brasil, com quem sempre manteve excelente relacionamento e admiração, mas que nesse momento precisa vir à público para manifestar sobre as providências adotadas com seu funcionário Rogério Zimmermann."

Áudio da entrevista cedido pela Rádio Universidade:

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias