Grêmio



No topo

Grêmio vence o Coritiba na Arena e assume a liderança do Brasileirão

Time de Roger chegou a 10 pontos e ultrapassou o Santa Cruz

29/05/2016 - 20h22min

Atualizada em: 29/05/2016 - 20h55min


Luís Henrique Benfica
Luís Henrique Benfica
Enviar E-mail
Everton e Luan marcaram os gols do Grêmio

Na sua melhor arrancada desde 2008, ano em que foi vice-campeão, o Grêmio assumiu, neste domingo, a liderança do Brasileirão. A vitória por 2 a 0 contra o Coritiba, na Arena, com gols de Everton e Luan, o colocou à frente do Inter pelo saldo, com 10 pontos, e aproveitamento de 83%. Foi o terceiro triunfo consecutivo da equipe, que não sofreu gols em quatro jogos disputados.

Até a metade do primeiro tempo, o desempenho do Grêmio nada lembrou o da goleada contra o Atlético-MG. Surpreendido pela marcação eficiente do Coritiba, o time pareceu andar em círculos, sem objetividade. Parecia sem energia para imprimir velocidade às jogadas e passava uma sensação de dispersão que incomodava a torcida. Até mesmo o fair play de Maicon, que jogou a bola pela lateral para que um jogador do Coritiba recebesse atendimento foi recebido com apupos.

Leia mais:
Confira a tabela atualizada do Brasileirão
Luiz Zini Pires: como o Grêmio encontrou os caminhos da liderança do Brasileirão
Cotação ZH: Everton é o destaque do Grêmio contra o Coritiba

Como o adversário se retraía, Walace e Maicon tentavam fazer o papel de armadores. Quase sempre, contudo, esbaravam numa linha de marcadores do Coritiba formada na frente da área. Giuliano, que começou pelo lado direito, percebeu a dificuldade e passou a ocupar outros setores do gramado. Não fosse um chute de Maicon, de fora da área, que não incomodou o goleiro Wilson, o time nada teria feito ofensivamente.

O Grêmio começou a sair da letargia aos 30 minutos. Lançado por Giuliano, Maicon avançou pela esquerda e seu cruzamento encontrou

Everton desmarcado. O chute de pé direito do atacante acertou a parte externa da rede. Um minuto após, em jogada que se torna habitual, Walace chutou de fora da área, por cima. Ficava claro que a solução era aumentar a dinâmica de movimentação, para tirar a marcação do lugar. Por fim, a 39 minutos, o time obteve a vantagem. Após receber de Giuliano, Marcelo Hermes fez um certeiro cruzamento rasteiro e Everton, antecipando-se a Carlinhos, concluiu fora do alcance de Wilson.

Leia mais:
Jogadores do Grêmio comemoram "dever de casa" e liderança: "Estamos no caminho"
Grêmio x Coritiba: estatísticas, renda e público, saiba como foi a partida
Relembre os lances da partida

Pareceu clara a proposta do Grêmio de apostar na impetuosidade de Everton no começo da segunda etapa. Era a tentativa de romper o bloqueio defensivo do Coritiba, que não havia mudado sua postura apesar da derrota parcial. Só que, a cinco minutos, Gonzalez quase surpreendeu Marcelo Grohe com arremate de fora da área.

Aos poucos, voltou a inquietação da torcida, ao perceber o crescimento do adversário. Gilson Kleina trocou González por Negueba em busca do empate. Até que Everton resolveu mais uma vez, com um drible sobre Juninho, que o derrubou na área. Na cobrança do pênalti, Luan fez 2 a 0 e decidiu a partida. Ainda haveria tempo para que Douglas desperdiçasse chance clara, ao driblar o goleiro, mas demorar-se na conclusão. O Coritiba assustou em chute de João Paulo, que atingiu a trave esquerda. E foi só.

Leia outras notícias sobre o Grêmio

Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias