Esportes



Tudo mais cedo

Com horário diferente, Inter e Grêmio adaptam logística para Gre-Nal 410

Jogadores acordarão mais cedo e capricharão no café da manhã domingo

01/07/2016 - 06h03min

Atualizada em: 01/07/2016 - 06h03min


Adriano de Carvalho
Adriano de Carvalho
Enviar E-mail
Rafael Diverio
Rafael Diverio
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS

O Gre-Nal das 11h vai tirar os jogadores da Dupla mais cedo da cama neste domingo. No horário definido pela CBF para o clássico, a logística dos clubes terá mudanças. Tudo para que os atletas entrem no gramado do Beira-Rio em suas melhores condições físicas.

Inter e Grêmio terão planejamento parecido para o jogo. Tanto o horário de despertar quanto o cardápio do café da manhã serão semelhantes. A única diferença está no deslocamento: como a concentração do Inter é mais próxima ao Beira-Rio, no hotel Blue Tree, na Avenida Borges de Medeiros, a saída ocorrerá 20 minutos depois da gremista, e, ainda assim, a chegada deverá ser mais cedo.

Leia mais:
Argel x Roger: em números, veja como chega a Dupla ao Gre-Nal 410
Trensurb terá esquema especial no Gre-Nal 410
Quem são os desfalques e dúvidas para o clássico Gre-Nal 410

– Como tem uma escolta, não deveremos passar mais do que 10 minutos no trânsito – comenta o coordenador de logística do Inter, Adriano Loss.

Não há mudanças no horário do treino. O time fará seu trabalho às 9h30min no CT Parque Gigante nesta sexta-feira. No sábado, no mesmo horário, terá o último trabalho. A tendência é de que este seja no Beira-Rio, com portões fechados.

No planejamento do Grêmio, os atletas têm seu despertar programado para as 7h45min no dia do jogo. Para que o grupo se adapte ao horário, a concentração para o Gre-Nal no hotel Deville, na Zona Norte da Capital, se iniciará ao final da tarde desta sexta, após o treino no CT Luiz Carvalho. No sábado, a atividade comandada por Roger, a última antes do clássico, está marcada para 8h30min, simulando as condições da partida no domingo. A vigilância da comissão técnica, da nutricionista Katiuce Borges, e dos fisiologistas do clube sobre os jogadores será redobrada para manter o grupo na linha. O supervisor Marcelo Rudolph, responsável pelo planejamento de logística, também tem um papel especial. Cabe a ele, em parceria com a direção de futebol, estabelecer o cronograma para que tudo saia como planejado.

– A saída para o estádio geralmente ocorre duas horas antes do jogo. Como a partida será de manhã, algumas coisas são antecipadas – conta Rudolph.

O preparador físico Paulo Paixão, de vastos serviços prestados à Dupla, entende que o aspecto emocional do clássico influi mais no desempenho dos atletas do que a mudança no horário. Sem clube após deixar o Sport no início do ano, Paixão aposta em um café da manhã reforçado e em um sono tranquilo, de ao menos oito horas, como trunfos para adaptar os atletas ao Gre-Nal matutino.

– O emocional em um jogo como o Gre-Nal é muito importante. É claro que os hábitos mudam, cada jogador tem sua individualidade biológica. Um ou outro pode sentir. Mas entendo que a mudança do horário seria mais prejudicial se a partida fosse no verão, com temperatura alta. Como estamos no inverno, o horário e a temperatura serão ideais para a prática do futebol – opina Paixão.


A logística do Inter
Despertar – 7h30min
Café – 8h15min
Palestra – 8h45min
Saída para o Beira-Rio – 9h20min (deslocamento de 10min)

Se o jogo fosse às 16h
Despertar: livre
Almoço: 12h
Palestra: 13h45min
Saída para o Beira-Rio: 14h20min (deslocamento de 10min)

A logística do Grêmio
Despertar – 7h45min
Café da manhã – 8h
Palestra – 8h30min
Saída ao Beira-Rio – 9h (deslocamento dura 50 min)

Se o jogo fosse às 16h
Despertar – livre
Café da manhã – até 10h (almoço às 12h)
Palestra – 13h30min
Saída ao Beira-Rio – 14h (deslocamento dura 50 min)


MAIS SOBRE

Últimas Notícias