Inter



El Diente

Da Roma ao Mundial Sub-20: conheça Nico López, a atração do Inter para enfrentar o Corinthians

Atacante uruguaio estreia neste domingo, no Beira-Rio

30/07/2016 - 06h04min

Atualizada em: 30/07/2016 - 06h05min


Rafael Diverio
Rafael Diverio
Enviar E-mail

Nada mais justo que comecemos a falar sobre Nico López contando uma história de seus tempos de Roma, uma das equipes do coração de Paulo Roberto Falcão. Já que o atacante uruguaio, liberado para estrear pelo Inter neste domingo, 16h, contra o Corinthians, teve uma passagem pela squadra da capital italiana, relembremos sua primeira partida em gialorossi.

Está no Youtube, é só escrever "Nico López Roma Catania" e apertar enter no mecanismo de busca. O vídeo de um minuto e sete segundos mostra um lançamento para a área. Um jovem magricelinho domina com a perna esquerda e com o mesmo pé, dá um balãozinho no zagueiro e fuzila o goleiro. Confira:

Agora vamos ao contexto deste lance, que o vídeo não mostra.

Era a estreia da Roma na temporada 2012/2013, uma das tantas em que o time da capital italiana tentou tirar o scudetto da Juventus. O Estádio Olímpico recebia 50 mil pessoas e a esperança de um ano vencedor com o ofensivo técnico Zdenek Zeman. Mas o Catania não tinha viajado da Sicilia até o meio da bota para facilitar a vida romanista. Até os 45 minutos do segundo tempo, vencia por 2 a 1. Para piorar, Francesco Totti havia saído machucado aos 40. Em seu lugar, estreava o jovem uruguaio Nico López. Seus primeiros toques na bola foram domínio, balãozinho, domínio, gol.

Ali, mostrou as credenciais que o levaram do Nacional para a Roma:

– Tem excelente finalização, muito ligeiro, muito rápido para tomar a frente da defesa. No um contra um, passa quase sempre – analisou Paulo Roberto Falcão na entrevista coletiva de sexta-feira.

Leia mais:
Inter x Corinthians: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Falcão comenta trabalhos fechados e diz que time do Inter está definido
Pratas da Dupla: Inter Sub-19 disputa dois torneios na Alemanha

Em um time estelar como aquele da Roma, a promessa uruguaia teve poucas chances. Acompanhou do banco ou das arquibancadas o resto da temporada. Mas isso não impediu sua convocação para o Mundial sub-20 de 2013, disputado na Turquia.

Está no site da Fifa, mas também nesta página, é só olhar para baixo. Com uma expressão meio triste, Nico López segura um troféu ao lado de outros dois jogadores.

Nico López foi Bola de Prata no Mundial sub-20 de 2013. O Bola de Ouro foi Paul Pogba

O contexto: no fim daquela temporada, Nico López foi a estrela de um surpreendente Uruguai no Mundial sub-20. O time sul-americano foi vice-campeão após perder para a França nos pênaltis. Nico marcou quatro gols e levou bola de prata da competição. A bola de ouro acabou ficando com um integrante do time campeão, Paul Pogba – em vias de ser vendido por 100 milhões de euros da Juventus para o Manchester United.

– Ele sempre teve alegria, sempre brincava com todo o grupo. Mesmo já tendo experiência europeia, nunca teve uma atitude superior. Era um companheiro sensacional – conta o volante Jim Varela, integrante daquele time.

Na volta daquela competição, rodou por Udinese e Hellas Verona, na Itália, e Granada, na Espanha. Deveria ser sua explosão para a Europa, mas erros de avaliação de treinadores e de dirigentes prejudicaram sua sequência.

– Seu procurador brigou com Gino Pozzo (proprietário da Udinese e do Granada). Por isso, acabou emprestado. Mas aqui foi pouco aproveitado porque os técnicos o posicionavam sempre longe do gol. Ele é um atacante – analisa o jornalista Luca Pessina, da Gazzetta dello Sport.

Então, antes de tudo, é preciso esclarecer: ainda que tenha habilidade, força, velocidade e boa capacidade tática, Nico López é um atacante. Não necessariamente centroavante, mas um atacante. E quem diz isso não é apenas o jornalista italiano. São seus ex-companheiros.

Nico foi um dos destaques do Nacional-URU na Libertadores

– Ele até começava o jogo naquela posição que nos acostumamos a ver um camisa 10. Mas ele rodava muito. Pegava a bola e partia para cima. Tinha liberdade para arriscar. No um contra um, quase sempre levava – lembra o centroavante Léo Gamalho, colega do jogador na campanha do Nacional-URU na Libertadores que só acabou nos pênaltis contra o Boca Juniors na Bombonera.

Outro que sofreu com Nico López foi Ronaldo Conceição, atualmente no Atlético-MG. No primeiro semestre, o zagueiro estava no River Plate-URU e esteve frente a frente com o atacante em três partidas, pelo campeonato nacional e pela Libertadores.

– É um jogador de personalidade, é diferente, um definidor qualificado, que chuta sempre em gol. O Inter acertou em cheio em sua contratação – resumiu.

Atacante foi apresentado com pompa pelo Inter

Na competição continental, enfrentou o Corinthians, adversário deste domingo. Fez o gol que abriu o placar no empate dos uruguaios no Itaquerão em 2 a 2 e eliminou os paulistas. Por isso, o goleiro Cássio, mesmo que tenha tentado reduzir a pressão em marcar o atacante, tratando-o como um, já alertou:

– Nico López é um jogador chato, se movimenta bastante, tem boa colocação.

Para o Inter, qualquer uma dessas recordações serve. Está no uruguaio a nova esperança de quebrar a sequència negativa.

Leia outras notícias sobre o Inter

Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias