Velocidade



MotoGP na Alemanha

Um olho na chuva e outro em Márquez 

Marc Márquez lidera o campeonato com 145 pontos

17/07/2016 - 08h52min

Atualizada em: 17/07/2016 - 08h53min


Renato Gava
Enviar E-mail

Chove ou não? Esse é grande mistério para o MotoGP da Alemanha, neste domingo, em Sachsenring. Nos treinos de sexta-feira, os pilotos tiveram de conviver com pista molhada durante a parte da manhã e seca à tarde. Mas, se o clima ainda é uma incógnita, uma certeza todos os pilotos têm: o homem a ser batido é o espanhol Marc Márquez. O piloto da Honda é o líder do campeonato e, entre 2010 e 2014, esteve sempre no topo do pódio – uma vez pelas 125cc, duas na Moto2 e outras duas na categoria principal. Sua incrível sequência só foi quebrada no ano passado pelo compatriota Jorge Lorenzo, da Yamaha. Nessa prova, assim como nas que venceu, Márquez largou em primeiro.

– Será uma prova interessante, já que a tendência é que tenhamos uma condição de tempo semelhante a de hoje – avaliou o piloto da Honda, ao final dos testes de sexta.

Leia mais:

Mercedes oficializa a intenção de apelar sobre a punição a Rosberg
Massa não descarta trocar de equipe para seguir na Fórmula-1 em 2017
Rali dos Sertões promete ter Rubens Barrichello em 2017

O circuito alemão tem muitas peculiaridades. São dez curvas para a esquerda e só três para a direita, a maior reta tem só 700m e, com 3,7km, é o menor da MotoGP. Somadas as 30 voltas da categoria principal, os pilotos rodarão apenas 110,1 quilômetros – a mesma distância entre Porto Alegre e Garibaldi, na Serra. O conhecido arrojado de Márquez nas frenagens e nas saídas de curva fazem a diferença. Porém, no treino da tarde de sexta, o mais rápido foi Maverick Viñales, da Suzuki, seguido pelo italiano Andrea Iannone, da Ducati. Márquez foi o terceiro.

Quem não tem motivos para comemorar é a Yamaha. No treino da manhã, Lorenzo caiu e lesionou a mão esquerda - exames mostraram não ter ocorrido fratura, mas o piloto evitou maiores esforços e ficou apenas com o 16º tempo. Companheiro dele de equipe e terceiro no campeonato, o italiano Valentino Rossi foi top 3 nao início da manhã, mas à tarde amargou o 14º lugar. Viñales também caiu ao final, mas não sofreu lesões.

Na Moto2, o japonês voador Takaaki Nakagami, vencedor na etapa anteior, na Holanda, foi o mais rápido do treino, com o italiano Enea Bastianini dominando a Moto3. Neste sábado, os treinos classificatórios começam às 4h - os da categoria principal, às 8h30min. No domingo, as baterias valendo pontos têm início às 6h, com a Moto3. Às 7h20min é a vez da Moto2 e, a partir das 9h, começa a disputa da MotoGP, que chega à nona de 18 etapas. O SporTV anuncia transmissão aos vivo dos treinos classificatórios e das provas.

O campeonato

1º Marc Márquez (Honda/ESP) – 145 pontos
2º Jorge Lorenzo (Yamaha/ESP) – 121 pontos
3º Valentino Rossi (Yamaha/ESP) – 103 pontos
4º Dani Pedrosa (Hnda/ESP) – 86 pontos

*DIÁRIO GAÚCHO


MAIS SOBRE

Últimas Notícias