Esportes



Tragédia da aviação

Investigação do acidente com avião da LaMia pode trazer consequências para a Bolívia, diz ministro da Defesa

Explicações do ministro surgem dois dias depois de uma funcionária da administração do aeroporto boliviano ter revelado que tentou impedir a saída do voo devido a pelo menos cinco falhas

03/12/2016 - 09h09min

Atualizada em: 03/12/2016 - 17h37min


reprdução / Reprodução
Avião teria desrespeitado regras da aviação ao voar com combustível contado

A aviação civil da Bolívia deve receber uma sanção da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI, na sigla em inglês) assim que terminarem as investigações sobre a causa da queda do avião da LaMia, que vitimou 71 pessoas próximo a Medellín. Essa é a expectativa do próprio ministro de Defesa do país boliviano, Reymi Ferreira, conforme o jornal El Deber. A declaração foi dada enquanto o representante do governo esperava a chegada dos corpos da tripulação a Santa Cruz de la Sierra.

– Um dos perigos que pode trazer a investigação, feita pelo governo, UECI e uma comissão trilateral, é uma sanção de algum tipo a aviação civil, mas não vamos nos adiantar. Serão muitas as medidas que serão tomadas nesse sentido – disse a autoridade.

Ferreira lembrou à imprensa boliviana que a OACI regula o mundo da aviação comercial. A expectativa do ministro é justificada pela hipótese mais forte da causa do acidente: a companhia aérea teria voado de Santa Cruz de la Sierra a Medellín com pouco combustível e, portanto, em desacordo com as normas internacionais. A sanção é vista como uma espécie de "castigo internacional".

As explicações do ministro surgem dois dias depois que uma funcionária da administração do aeroporto ter revelado que tentou impedir a saída do voo de LaMia a Medellín. Ela tinha como justificativa cinco falhas documentadas por escrito. Nem a Direção Geral de Aviação Civil, nem a colaboradora do aeroporto explicaram por que permitiram a saída do voo.

Leia também:
AO VIVO: acompanhe homenagens às vítimas da tragédia com a Chapecoense neste sábado

Saiba como será o velório coletivo das vítimas em Chapecó

Aviões atrasam em Manaus e devem chegar a Chapecó às 10h deste sábado

Piloto do avião que leva corpos das vítimas agradece apoio da Colômbia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias