Dupla Gre-Nal



Paixão Tricolor

Cacalo: "A polêmica utilização do árbitro de vídeo"

As decisões continuarão sendo subjetivas, apenas haverá outra pessoa para opinar

26/09/2017 - 07h00min

Atualizada em: 26/09/2017 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
A CBF colocará o Árbitro de Vídeo (AV) em prática, mais uma vez, no Campeonato Pernambucano. O jogo Salgueiro x Sport, que decidirá a competição nesta quarta-feira (28), contará com o recurso e toda a estrutura necessária. A realização conta com o apoio institucional da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), que vem participando do processo do AV há mais de um ano.

Talvez eu não tenha sabido me expressar adequadamente quando, no Sala de Redação, fui contra a implantação do árbitro de vídeo. Contrariei inclusive o talentoso jornalista Duda Garbi, que é definitivo acerca da questão.

Retifico minha manifestação no sentido de dizer que aceito e concordo com o tal árbitro de vídeo, desde que se criem mecanismos que façam o jogo de futebol não ficar paralisado por longos minutos, e a novidade realmente funcione.

Confesso, prioritariamente, que não creio que isso possa acontecer, ou seja a decisão imediata e rápida. Por outro lado, acrescento, e aí vai a minha inicial discordância, que a implantação deste novo julgador não vai resolver as questões de arbitragem, claro, as polêmicas. Tão somente vai transferir as reclamações dos árbitros de campo para o árbitro de vídeo.

Mas, como disse o citado talentoso Duda Garbi, provavelmente pode atenuar as falhas, o que de certo modo melhora o nível de arbitragem. No entanto tenho esta convicção de que a situação apenas eventualmente poderá ser resolvida, porque, para isso, foram colocados os árbitros atrás das goleiras e, atuando como fantoches, não resolveram absolutamente nada.

Tudo é subjetivo

As decisões continuarão sendo subjetivas, e apenas haverá outra pessoa a mais para participar da discussão. Porém, não posso ir contra a dita modernidade, mas a questão capital, o erro humano de arbitragem, permanecerá, porque a decisão do árbitro de vídeo será sempre contestada.

Ao invés de discutirmos os erros do árbitro de campo, dos auxiliares, vamos debater os equívocos dos árbitros de vídeo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias