Dupla Gre-Nal



Paixão Colorada

Zé Victor Castiel: "Não é pessimismo"

Mesmo com o "pé atrás", estou convicto de que o Colorado estará na elite em 2018

19/09/2017 - 07h00min

Atualizada em: 19/09/2017 - 07h00min


Zé Victor Castiel
Zé Victor Castiel
Enviar E-mail
 

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 16-09-2017.Inter enfrenta o Figueirense no Beira-Rio
Jogo é válido pela 24ª rodada da Série B. Se o Inter vencer, assume a liderança do campeonato. (CARLOS MACEDO/AGÊNCIA RBS)

O Diário Gaúcho, através do grande jornalista e colega querido Rafael Diverio, me consulta sobre em qual rodada o Inter estará garantido na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2018. Respondi, sem fazer cálculos e de forma meio abrupta, que o Colorado estaria garantido com três rodadas de folga.

A resposta veio rápida pelo WhatsApp: "pessimista". Em princípio, achei muita graça da resposta do Rafa, mas resolvi refletir melhor.

Desde o início da jornada do Inter na Série B, talvez me sentindo um pouco chamuscado pelo fracasso total no ano de 2016, tenho me mantido cético, beirando à incredulidade, quase um São Tomé. Mesmo assim, sempre mantive o otimismo fundamental para os que realmente amam seu clube.

O fato de viver com o "pé atrás" não significa que não mantenha intacta minha convicção de que o Colorado estará na elite do futebol brasileiro em 2018, desde de que cumpra os requisitos que rotulo como fundamentais para este objetivo. Venho, insistentemente, falando sobre posturas básicas para quem beijou a lona e precisa se reerguer antes da contagem fatal do árbitro. Basicamente, considero imprescindível vários aspectos. Alguns dizem respeito à questões meramente diretivas _ sabe-se que a catastrófica gestão anterior teve sua grande parcela de culpa no rebaixamento _, outras referem-se única e exclusivamente ao departamento de futebol e têm a ver com a implantação de conceitos fundamentais de humildade, respeito total aos adversários, foco, guarda alta e, principalmente, a noção da importância de vestir a camisa sagrada do Internacional.

Quase de volta

Depois de um início preocupante, com substituição de treinador e contratações de jogadores, a direção passou a administrar corretamente estas questões, e tudo indica que subiremos sem maiores sustos.

Mesmo assim, otimista e confiante, só me tranquilizarei quando ver o Colorado de volta ao seu lugar. Palpites não são meu forte. 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias