Dupla Gre-Nal



Opinião

André Baibich: entre posse de bola e objetividade, melhor se o Inter de Odair focar em um deles no início do trabalho

Técnico falou sobre o desejo de aliar os dois atributos, mas tarefa é complicada para uma equipe que está em formação

15/01/2018 - 07h00min


André Baibich
André Baibich
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Odair Hellmann falou, em entrevista coletiva após o jogo-treino contra o Lajeadense, sobre a necessidade de o Inter aliar posse de bola e objetividade. O treinador não quer que sua equipe apenas troque passes sem causar perigo ao gol adversário.

O diagnóstico está correto, mas carrega uma armadilha perigosa. Equipes bem equilibradas conseguem fazer o que Odair almeja: valorizar a bola e, no momento certo, acelerar para ir em direção ao gol. Mas chegar a esse nível de maturidade é o ponto final de um longo processo de consolidação de um modelo de jogo.

O perigo a que me refiro nasce do fato de que posse de bola e objetividade podem caminhar em sentidos opostos. Quem tenta ser objetivo tende a apressar a definição dos lances, buscando passes ou lançamentos de difícil execução. E por serem difíceis, aumentam o risco de erro, o que resulta em perda da posse de bola. 

Melhor será se o Inter, em vez de mirar nos dois atributos desde o início do trabalho, foque primeiramente no controle da bola, para depois encontrar soluções que o tornem um time agressivo e perigoso lá na frente.

OFENSIVO — As primeiras movimentações do time de transição do Grêmio, que disputará as primeiras rodadas do Gauchão, indicam uma formação bem ofensiva. A tendência é que a equipe de César Bueno tenha apenas um volante de origem. Nomes como Jean Pyerre, Thaciano, Dionathã e Alisson, todos com características típicas de meias e atacantes, devem compor o setor de criação para alimentar o centroavante Lucas Poletto.

PARA OBSERVAR — Nesta formação, há o interesse natural de se observar o rendimento de Alisson, que desembarcou para brigar com Everton pela titularidade. Mas há outras atrações: Jean Pyerre, que deve atuar como um segundo volante, e Thaciano, de interessante campanha na Série B pelo Boa e com características para se firmar como reserva de Luan, também valem uma avaliação atenta da comissão técnica.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias