Dupla Gre-Nal



Polêmica no futebol

Cacalo: estamos chegando ao limite de erros da utilização do VAR 

Segundo o colunista, o o árbitro de campo terceirizando a decisão

25/06/2019 - 07h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Wander Roberto / CA2019
VAR está sendo muito utilizado na Copa América

Penso que, rapidamente, estamos chegando ao limite de erros da utilização do VAR no futebol brasileiro e, em consequência, também nesta Copa América. E ainda nesse Mundial de Futebol Feminino. Qual o segredo que faz com que ninguém ligado ao esporte perceba e tome alguma providência em relação ao absurdo que está acontecendo com o VAR?

Repito que ninguém seria contra se houvesse uma disciplina de uso. Deveria haver um critério diferente da atual falta de critério. O árbitro de campo apita e espera a manifestação da cabine, terceirizando a decisão. Já me manifestei no sentido de que apenas transferiram os erros do campo para a cabine. De um ser humano falível para outro.

Criou-se a oportunidade de cada um ver aquilo que melhor lhe aprouver, mesmo o mundo vendo ao contrário. E a esfarrapada desculpa da câmera 3D. Pagaram vexame ainda  maior. E mais, o interminável tempo de espera para decisão, com o árbitro de campo com a mão no ouvido, numa atitude que beira o ridículo. 

Deve ser claro, objetivo e cristalino

Ao que consta, o VAR funciona em todos os lugares, menos no Brasil. O voleibol e o tênis, por exemplo, disciplinaram, porque não fazê-lo no futebol. Por que, ainda, as decisões e os diálogos são secretos? O VAR brasileiro vai acabar com nosso futebol. Salvem enquanto é  tempo. Façam treinamentos, deem publicidade, assumam seus erros, organizem a utilização, deixem de ser donos da verdade, passem o lance no telão do estádio. Pois, na realidade, o que deve decidir é a tecnologia e não o ser humano, com sua subjetividade. Para isso existe o VAR, que deve ser claro, objetivo e cristalino, para não deixar dúvidas em ninguém.

Ainda não tem o app Tricolor GaúchaZH? Acesse todas as informações sobre o Grêmio na palma da sua mão!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias