Dupla Gre-Nal



Mudanças

José Alberto Andrade: os passos atrás do futebol

Dentro e fora de campo, haverá um mundo novo no esporte

11/05/2020 - 08h00min


José Alberto Andrade
José Alberto Andrade
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
A única coisa que não diminuirá será a paixão do torcedor que estará turbinada pela abstinência

Não cobrem do futebol, quando as coisas se normalizarem, aquilo que ele apresentava antes da pandemia. Dentro e fora de campo, haverá um mundo novo no esporte. Como diz a canção: "Nada será como antes... amanhã ou depois de amanhã".

Como em praticamente todas as áreas de atividades, teremos, não sabemos dentro de quanto tempo, um ambiente de crise. Todos os clubes estarão com menos dinheiro porque seus sócios, patrocinadores e parceiros estarão com menos dinheiro. As federações e confederações são sustentadas por clubes e, consequentemente, não escaparão do empobrecimento, o que acabará se refletindo, infelizmente, nos profissionais que vivem da atividade.  

Não é nenhuma previsão apocalíptica prever que os ricos serão menos ricos e que os médios serão apequenados. Quanto aos pequenos clubes, pairará sobre eles a ameaça até de uma volta ao amadorismo para experimentarem uma recuperação futura. Os parâmetros serão mudados, todos para baixo, e quem não encarar com a humildade e resignação necessárias vai cavar um buraco ainda mais fundo para si.  

Até na hora da retomada dos jogos, teremos espetáculos provavelmente mais pobres em função da defasagem técnica e física dos jogadores que nunca pararam por tanto tempo coletivamente. Temos uma tênue esperança de jogos no Rio Grande do Sul em agosto, e com portões fechados. 

As bandeiras do coronavírus hoje estão sendo mais importantes do que as das equipes. A única coisa que não diminuirá será a paixão do torcedor que estará turbinada pela abstinência. No dia em que a bola rolar novamente, ninguém estará cobrando o espetáculo. E assim seguiremos por um bom tempo, sem satisfazer os olhos, mas com o coração recuperado. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias