Dupla Gre-Nal



Canetaço

Gustavo Manhago: MP sobre direitos de transmissão vai tornar a desigualdade entre clubes ainda maior

Receita oriunda da TV é a maior fonte de recursos dos times Brasil afora

20/06/2020 - 10h00min


Gustavo Manhago
Gustavo Manhago
Enviar E-mail
Alexandre Vidal / CRF/Divulgação
O Flamengo mexeu os pauzinhos, e o presidente Jair Bolsonaro resolveu acatar a ideia rubro-negra para ferir a Globo

O Flamengo mexeu os pauzinhos, e o presidente Jair Bolsonaro, com tantas coisas mais importantes com o que se preocupar, resolveu acatar a ideia rubro-negra para ferir a Globo. A recente medida provisória do futebol seria muito boa se estivesse focada apenas no seu propósito inicial, de permitir contratos de jogadores por 30 dias neste período de pandemia.

Mas, na "surdina", foi incluída a livre decisão para clubes mandantes gerirem os direitos de transmissão, sem que o visitante possa "meter o bedelho". Isso vai tornar a desigualdade entre clubes ainda maior na arrecadação de valores.

A receita oriunda de TV é a maior fonte de recursos dos clubes Brasil afora. Agora, por que a emissora detentora dos direitos vai querer comprar um campeonato inteiro se poderá negociar só determinados jogos de clubes mandantes?

Menos mal que, como medida provisória, a determinação dura no máximo 120 dias, caso não seja votada pelo Congresso neste período. Aí, perderá a validade. É hora de os clubes se mobilizarem junto a deputados e senadores e buscar uma solução que beneficie o coletivo do futebol, e não apenas este ou àquele, à base do canetaço típico dos autoritários.

Fluminense

Que belo exemplo os jogadores do Fluminense deram nesta semana. Ao chamarem para si uma manifestação de descontentamento em jogar neste momento as partidas que faltam do Campeonato Carioca, mostraram-se acima dos demais em relação ao comportamento humano. Respeito à vida em primeiro lugar. 

Enquanto isso, a volta do Estadual na quinta-feira foi um soco no estômago da sociedade. Enquanto 22 jogavam bola e o rico Flamengo goleava o humilde Bangu, do lado do Maracanã, num hospital de campanha, dois morriam vítima da covid-19. Que triste retorno.

Volta do Gauchão

Segue sendo ótimo o trabalho do presidente da FGF, Luciano Hocsman, a frente da entidade. Na quinta-feira, em nova reunião com o governo do Estado, ele entregou o protocolo de retorno e conclusão do Gauchão 2020. A ideia de reiniciar em 19 de julho não "morreu". Mas passa por incerteza e, com isso, surge o dia 2 de agosto no horizonte, o que não afetará em quase o nada o que está planejado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias