Dupla Gre-Nal



Volta

Gustavo Manhago: surge no horizonte um retorno do Gauchão

Com liberação de treinamentos em regiões do Estado, volta começa a ser possível em julho

22/06/2020 - 08h00min


Gustavo Manhago
Gustavo Manhago
Enviar E-mail
Felipe Nyland / Agencia RBS
Bola pode voltar a rolar nos gramados do RS

As medidas de restrição foram ampliadas em algumas regiões do Estado. E Porto Alegre entre elas, com a determinação da bandeira vermelha. Depois do governo estadual, a prefeitura da capital definiu o seu novo decreto e apertou "o cinto" em alguns setores mas não no futebol. Nada muda para pior, nem para melhor. Os treinos podem continuar como vem sendo realizados desde o início de maio, de forma isolada, com rigorosos protocolos de prevenção à covid-19.

A partir desta semana, os dirigentes vão intensificar o lobby para liberação dos treinamentos coletivos. O próprio prefeito Nelson Marchezan Jr. abriu margem para esta discussão, entendendo que o futebol profissional de Porto Alegre possui uma realidade diferente das demais atividades. 

Levando isso em conta por aqui, com a melhora na cor da bandeira na serra, permitindo treinamentos de Caxias, Juventude e Esportivo, treinamentos liberados também em Erechim, com o Ypiranga, o retorno do Gauchão começa a se formar no horizonte de julho mesmo.

INCOERÊNCIA

Entretanto, fica um detalhe importante: a bandeira vermelha do Estado não é restritiva para o futebol profissional de Porto Alegre e é ou foi para as demais regiões do Rio Grande do Sul? Qual explicação para o valor aqui ser diferente do interior? A força econômica da dupla Gre-Nal? Não fica bem o governador Eduardo Leite nesta questão. É preciso uma diretriz uniforme para que o sistema se mantenha respeitado e não caia em descrédito. Até porque, todos nós sabemos que o coronavírus não escolhe classe econômica para atingir nesta pandemia.

LINDO E VARZEANO

O Rio de Janeiro continua lindo. E o campeonato carioca é uma grande várzea. Depois de, absurdamente, voltar em meio a milhares de mortes na cidade por coronavírus, na última quinta-feira, o estadual viveu no fim de semana uma sequência de idas e vindas bastante cômicas, para não dizer ridículas. O trabalho do prefeito Marcelo Crivella é muito ruim. 

Não só agora. Mas ao longo do mandato. E sábado fez uma série de trapalhadas ao suspender os jogos que ele mesmo autorizara dias antes. Depois, voltou atrás, e disse que só Botafogo e Fluminense não poderiam jogar. Que medida é essa que atinge só dois em 12 times? Perdão pelo título do tópico. Nem a disputa na várzea é tão desastrosa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias