Dupla Gre-Nal



Finanças

Luciano Périco: o elogio que a Fifa merece

Dispositivo criado pela entidade no início dos anos 2000 pode trazer valores inesperados para Grêmio e Inter

27/06/2020 - 10h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Medida permite que até 5% do valor total de cada transferência internacional seja dividido com os clubes formadores

Quando os recursos estão escassos, um processo de nome simpático está na mira de Grêmio e Inter. É o queridinho do momento. O nome é pomposo: mecanismo de solidariedade por formação de atleta. Quase um Robin Wood do futebol em tempos de pandemia. Tira dos ricos na ajuda dos menos favorecidos. 

A ideia de remunerar os clubes formadores de atletas, criado pela FIFA, permite que até 5% do valor total de cada transferência internacional seja dividido proporcionalmente a todos os times que o jogador passou até os 23 anos. O percentual pode variar de acordo com o tempo que o atleta permaneceu no clube. 

Na primeira etapa, dos 12 aos 15 anos, a entidade formadora leva 0,25% por ano. Já dos 16 aos 23 anos, o percentual sobe para 0,5%. Pode parecer pouco, mas não podemos esquecer que as transações são realizadas na casa dos milhões de euros ou dólares. Um detalhe importante: para um clube receber algum dinheiro, é preciso que a negociação envolva algum valor na transação. Até mesmo nos casos de empréstimos. Um simples troca-troca, não rende nada ao formador. 

Grêmio e Inter estão com os radares ligados em todas as transações de atletas no mercado internacional. Clubes formadores de primeira linha no mundo, a dupla Gre-Nal pode buscar recursos importantes que são de direito. Há uma série de atletas criados nas categorias de base de ambos girando pelo mundo da bola. 

O Tricolor já espera ansiosamente sua parte na ida do volante Arthur do Barcelona para a Juventus. O desfecho vai ocorrer em breve. Ainda fica atento a qualquer movimentação de Tetê, que está muito valorizado no Shakhtar Donetsk da Ucrânia. Uma possível saída do lateral-esquerdo Alex Telles, do Porto, também pode render aos cofres. Douglas Costa e Walace também são dois ex-gremistas que tem potencial de trazer dividendos.

Já o Colorado pode faturar algum recurso extra se o goleiro Alisson, destaque do Liverpool no título da Premier League, receber alguma proposta de outro gigante europeu na janela. Os meias Fred e Otavinho, os laterais Iago e William e o zagueiro Sidnei, são outros atletas que passaram pela base do Inter e ainda podem render valores interessantes em caso de troca de clube. Todos em alerta.

Últimas Notícias