Dupla Gre-Nal



Projeção

Luciano Périco: por que o Gauchão seguirá interessante para todos os clubes

Mesmo sem rebaixamento, quando retornar, o estadual terá muita coisa em jogo

13/06/2020 - 08h00min


Luciano Périco
Luciano Périco
Enviar E-mail
Porthus Junior / Agencia RBS
Caxias foi o campeão do primeiro turno do Gauchão

Depois de faturar a Taça Ewaldo Poeta, o Caxias do técnico Rafael Lacerda está no camarote, esperando o desfecho do segundo turno para saber quem será o adversário da final. Grêmio, Inter e os demais times vão se digladiar pela outra vaga na decisão do título. Se ela ocorrer, é claro. O time grená está na batalha pelo título do returno e pode matar a charada em cinco jogos. 

Quando retornar, o Gauchão terá uma mudança importante no seu regulamento: a ausência do rebaixamento de duas equipes para 2021. A briga para fugir da zona da confusão deixou de existir. Alívio na vida de São Luiz, Pelotas, Juventude, Novo Hamburgo e Brasil-Pel, que deixam de correr risco de parar na Divisão de Acesso na próxima temporada. 

O ônus dos dois últimos colocados na tabela será uma redução pela metade da cota recebida na próxima temporada. Vamos combinar que realmente não seria justo derrubar alguma equipe pelo momento atípico que vivemos. Muitos clubes tiveram de liberar atletas pela falta de recursos gerada pelo período de inatividade. Por isso, agora poderão inscrever outros jogadores. 

Só que fica uma questão: a alteração das regras de rebaixamento e a possibilidade de novas inscrições pode gerar uma desmobilização das equipes na retomada dos jogos, deixando o campeonato menos atrativo? Penso que não. Além da batalha pela taça - praticamente todas as equipes têm chances de conquistar o segundo turno - ainda há a briga por premiação maior para o melhor time do interior classificado ao término das 11 rodadas da fase classificatória. Caxias, Esportivo,Ypiranga, Aimoré e São José são os principais postulantes. Em tempos de crise é um baita alívio nas contas. 

Também estão em jogo duas vagas na Copa do Brasil e uma na Série D em 2021. Sempre é importante estar disputando alguma competição nacional para ter o calendário cheio. Por todos os motivos citados, se juntarmos as questões que precisam ser definidas em campo, os 12 times terão algum objetivo a conquistar na sequência da competição. A esperada volta da bola rolando nos gramados promete muita emoção vindo por aí.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias