Inter



A bola vai rolar

Lelê Bortholacci: a parte física precisará de cuidado redobrado na retomada do futebol

O ritmo de jogo não será recuperado tão rapidamente, e vem por aí uma maratona também inédita que vai durar até 2021

13/07/2020 - 07h00min


Não vou entrar na questão se está certo ou não voltar o futebol em plena pandemia. Estamos todos bem longe de um consenso neste e em tantos outros assuntos, depois que nossas vidas foram completamente modificadas. Sigo confiando nas autoridades gaúchas, que estão conseguindo — pelo menos até agora — controlar o avanço do novo coronavírus de modo exemplar no contexto brasileiro.

Então, se autorizaram a volta dos treinos coletivos, é porque existe embasamento científico pra isso. Vale o mesmo pra retomada do Gauchão. O elogiado protocolo da FGF foi decisivo. Assim sendo, temos, a partir de hoje, os últimos 10 dias desta estranha e inédita abstinência de futebol — que alcançaria a barreira dos quatro meses na semana que vem.

E voltaremos a ver o Colorado em campo, justamente, contra nosso maior adversário, no clássico válido pelo segundo turno do campeonato estadual. Vale lembrar que só resta uma vaga na final, e ela pode nem acontecer caso o Caxias vença o returno.

Foco, também, na parte física

A longa ausência de jogos, pode trazer problemas aos atletas. Eles não estão acostumados a ficar tanto tempo apenas treinando. O ritmo de jogo não será recuperado tão rapidamente, e vem por aí uma maratona também inédita que vai durar até 2021. É claro que a maior atenção deverá ser sobre a saúde dos envolvidos nos jogos, em especial aos testes referentes à covid-19. Mas a parte física necessitará de cuidado redobrado na retomada do futebol.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias