Cacalo: o estilo Felipão de jogar - Esporte - Diário Gaúcho

Versão mobile

 
 

Paixão tricolor15/07/2021 | 07h00Atualizada em 15/07/2021 | 07h00

Cacalo: o estilo Felipão de jogar

Treinador sempre teve uma equipe muito forte defensivamente

Cacalo: o estilo Felipão de jogar LUCAS UEBEL / Grêmio/ Divulgação/Grêmio/ Divulgação
Felipão sempre teve uma equipe muito forte defensivamente Foto: LUCAS UEBEL / Grêmio/ Divulgação / Grêmio/ Divulgação
Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins

cacalo@diariogaucho.com.br

Estão enganados aqueles que pensam que Luiz Felipe Scolari organiza sua equipe para jogar da forma como fez no Gre-Nal e, principalmente, contra a LDU, em Quito. É bem verdade que ele gosta de armar o time de forma muito consistente na defesa, com os meio-campistas sabendo marcar, protegendo a zaga e, ainda, dentro do possível, assistindo o ataque. No entanto, pela experiência que tive trabalhando com Felipão — diretamente, durante quatro anos consecutivos, quando ele conquistou diversos títulos importantes —, sinto-me capaz de opinar  sobre a sua forma rotineira de atuar. 

Quando me refiro a esta forma de jogar, obviamente, levo em consideração que o elenco lhe ofereça jogadores com todas as características necessárias, para poder optar pelo esquema que mais lhe favoreça. Em todo o período em que estivemos juntos, Felipão sempre teve uma equipe muito forte defensivamente, sem ser retrancada. 

Leia mais
Grêmio que venceu a LDU teve 10 jogadores com passagem por base ou transição do clube
Desenho Tático: os indícios de um novo Grêmio com Felipão
Boas atuações de Vanderson acirram briga com Rafinha por titularidade no Grêmio

Diria até que, preferencialmente, ele gosta de jogar com dois volantes, dois meias e dois atacantes — com um deles jogando pelo lado de campo, com muita velocidade. Na ausência de um centroavante típico, do seu gosto, Felipão já demonstrou capacidade plena de organizar um time com dois atacantes de movimentação e velozes. Os dois, inclusive, em alguns lances, fazendo às vezes de centroavante. 

Como regra, ele nos apresenta, quase sempre, uma equipe equilibrada, consistente defensivamente, mas que jamais abdica de atacar e vencer. Daqui a pouco as vitórias virão.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros