Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: o modelo tático do Grêmio

Roger deve dar uma reavaliada na forma de jogar

25/06/2022 - 10h00min

Atualizada em: 25/06/2022 - 10h00min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
FRANCISCO CEDRIM / AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Grêmio é superior a grande maioria dos adversários na Série B

Não tenho nenhuma dúvida de que, salvo raríssimas exceções, uma partida de futebol se ganha no meio-campo acrescido de um centroavante goleador. Mas uma equipe equilibrada deve ter mais do que isso. 

Vejamos o atual time gremista, sua escalação e forma de jogar. O Grêmio tem jogado com três zagueiros e dois alas, que são apenas laterais, pois apoiam muito pouco. Lembrando que o lateral-esquerdo tem boa capacidade de ir ao apoio. 

Observemos, então, que temos na equipe três zagueiros e dois laterais, o que em tese daria mais segurança ao setor. Mas temos perdido no meio-campo. Não temos armador, e com dois volantes completa-se o setor, com recuo dos ponteiros para ajudar no meio. 

Nem Biel, nem Janderson possuem capacidade de atuar pelo meio, ajudando na marcação, pois são velozes e precisam de espaço para jogar. Já sugeri muitas vezes que Gabriel Silva pudesse ocupar um lugar substituindo um dos ponteiros. 

O meio-campo ficaria mais povoado com jogadores do setor e um dos ponteiros cumpriria o papel pelo lado do campo, explorando sua velocidade. O time manteria segurança defensiva, jogaria futebol de mais qualidade no meio-campo e teria sempre uma possibilidade de ataque pelo lado, com Diego Souza fazendo seus gols. 

Penso que Roger deve dar uma reavaliada na forma de jogar, em especial no meio-campo. Ainda temos tempo de nos consolidarmos no G-4, pois não canso de repetir que o Grêmio é superior a grande maioria dos adversários na Série B.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias