Olimpíada 2012



Cerimônia

Grã-Bretanha exalta sua cultura na abertura dos Jogos

História, música e literatura popular foram homenageadas em encenações da cerimônia

27/07/2012 - 20h51min

Atualizada em: 27/07/2012 - 20h51min


Tocha olímpica foi acesa sob o som de sinos

Orgulhosa de seus feitos, a Grã-Bretanha desfilou história, música e literatura na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Cheio de efeitos especiais, como leds nas cadeiras do público e óculos 3-D, Londres soube misturar a história com a tecnologia. O esporte, entretanto, acabou ficando em segundo plano e apareceu pouco na cerimônia.

>>> FOTOS: Veja mais imagens da cerimônia de abertura

No momento mais importante da noite, a tocha olímpica foi acesa por um grupo de atletas de 16 a 19 anos, que representam o futuro do esporte. Sob o som de sinos, pequenas chamas se uniram, formando uma só.

Após viajar cerca de 20.600 km, ela foi trazida de lancha pelo Rio Tâmisa pelo jogador David Beckham, que a entregou para sir Steve Redgrave, pentacampeão olímpico. O juramento foi feito pela lutadora de Taekwondo Sarah Stevenson.

A comemoração é encerrada com show de sir Paul McCartney, que interpreta a canção Hey Jude.

Contraste de cores e histórias

O primeiro ato trouxe o Pandemônio que envolveu a transição da cultura do século 19 para a Revolução Industrial. Nesse momento, chaminés brotaram do chão soltando fumaça, marcando a época. Forjado na cerimônia, o ferro quente virou um dos aros símbolo da Olimpíada. Os quatro demais arcos desceram dos céus e se uniram no que simboliza dos cinco continentes.

No segundo ato, chamado Happy & Glorious (feliz e glorioso, em tradução livre), mostrou a chegada da rainha Elizabeth II ao Estádio Olímpico, trazida pelo herói James Bond. A literatura foi abordada com crianças dormindo em camas e assombradas por mitos como Capitão Gancho, e Voldemort, de Harry Potter. A aturoa do livro sobre o bruzinho, J. K. Rowling, leu um trecho de Peter Pan. A famosa babá Mary Poppins também foi lembrada.

A famosa Orquestra Sinfônica de Londres contou com a participação do comediante Mr. Bean no piano, interpretando Carruagens de Fogo. As mudanças culturais foram abordadas com dois jovens passando por diferentes épocas musicais: 60, 70, 80 e 90, até os dias de hoje. A trilha sonora era toda de artistas britânicos. Ao final, o inventor do WWW, Tim Berners-Lee aparece como símbolo da tecnologia.

O desfile das 203 delegações seguiu-se durante cerca de duas horas. O Brasil contou com 106 atletas na cerimônia, com a bandeira sendo levada pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa.

Arctic Monkeys se apresentou logo após o encerramento do desfile das delegações. O estádio se iluminou com muitos fogos de artifício ao som da banda, que interpretou a música I Bet You Look Good On The Dancefloor e Come Together, sucesso dos Beatles. No segmento Bike a.m., a bicicleta como meio de transporte foi abordada.

A Rainha Elizabeth II falou ao microfone e declarou como abertos os Jogos Olímpicos de Londres.

O jogador David Beckham chega pelo Rio Tamisa, de lancha, com a tocha olímpica. Sarah Stevenson, lutadora de Taekwondo, faz o juramento. Sir Steve Redgrave, pentacampeão olímpico, carrega a tocha até o interior do estádio, que está com as luzes apagadas. Um grupo de atletas de 16 a 19 anos fazem o último percurso, representando o futuro do esporte, sob os olhares das delegações. Medalhistas britânicos são homenageados pela chama olímpica em ato antes de acender a tocha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias