Olimpíada 2012



Pelas medalhas

Natação busca melhorar resultado de Pequim/2008

Cesar Cielo e Thiago Pereira são algumas das esperanças de medalha na água

27/07/2012 - 16h17min

Atualizada em: 27/07/2012 - 16h17min


Cesar Cielo acredita estar preparado para o desafio

A equipe de 19 atletas da natação - 15 homens e quatro mulheres - está preparada para a estreia, neste sábado no Centro Aquático. A expectativa é melhorar o índice alcançado em Pequim/2008, em que ganhou duas medalhas com Cesar Cielo, ouro nos 50m livre e bronze nos 100m livre, e esteve presente em outras quatro finais.

Os primeiros a competir são Thiago Pereira e Joanna Maranhão, nos 400m medley, às 6h. Daynara de Paula cai na piscina às 6h26min, pelo 100m borboleta. Felipe Lima e Felipe França, nos 100m peito, às 7h52min.

Cielo está otimista

Esperança de medalha, Cesar Cielo se mostra confiante para competir.

- O recordista mundial ou o nono colocado do ano passado estão na briga pela mesma medalha. Ser favorito não conta pra nada. Eu tenho que fazer o melhor e torcer para que isso seja suficiente pra me colocar no pódio. Vou entrar nos 100m (livre) com garra total, pra fazer o máximo e viver um dia de cada vez. Hoje todo mundo sabe que, quando tem um brasileiro na final, ele está ali pra brigar e não só pra participar - pondera o nadador de 25 anos.

Thiago Pereira traz na bagagem várias medalhas no Pan-Americano, mas enfrentará adversários de peso na competição. São eles Michael Phelps, dono de 14 medalhas olímpicas, Ryan Lochte, dono do segundo melhor tempo do mundo nos 200m medley, e o húngaro Laszlo Cseh, prata em Pequim 2008 nos 200m e 400m medley.

- Dessa vez, sinto que estou mais preparado. Antes treinava mais na água, agora dei mais atenção à parte física, nutricional, fora a fisioterapia e a parte psicológica. Fiz tudo o que tinha para trazer um bom resultado. Estou nadando mais rápido, porém gastando menos energia, fazendo uma prova mais estratégica - comenta.

Na história dos Jogos Olímpicos, a natação brasileira acumula 11 medalhas: uma de ouro, três de prata e sete de bronze.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias