Olimpíada 2012



De olho no futuro

Usain Bolt considera que repetir façanha no Rio/2016 é "uma missão difícil"

Velocista admite que pode ser vencido por jovens rivais

10/08/2012 - 12h04min

Atualizada em: 10/08/2012 - 12h04min


Usain Bolt à frente de Yohan Blake na prova dos 200m

Usain Bolt admitiu nesta sexta-feira que voltar a repetir suas medalhas de ouro nos Jogos do Rio/2016 pode ser uma missão difícil, pois seus jovens rivais chegam com muita força em busca de seus recordes.

Bolt tornou-se uma lenda ainda mais ao revalidar, na quinta-feira, o título olímpico dos 200 metros em Londres/2012, depois de também ter defendido com sucesso a coroa dos 100 metros, há uma semana. Com seus quatro ouros, o atleta jamaicano superou o astro americano do atletismo Carl Lewis, que ganhou três medalhas de ouro e uma prata nas provas de velocidade nos Jogos de 1984 e 1988.

No entanto, Bolt acredita que repetir sua façanha em quatro anos no Rio/2016 pode ser complicado.

- Acredito que quando estiver perto dos 30 anos pensarei em me aposentar. Ainda não estou pronto para deixar. Gosto deste esporte, alcancei todos os meus êxitos com este esporte. Todos os meus fãs são graças a este esporte. O atletismo é muito duro. Yohan Blake já está correndo em 19.4, então nos próximos quatro anos estará progredindo. Acredito que quero me aposentar antes que comece a correr muito rápido - analisou.

Blake, já considerado o sucessor de Bolt como o homem mais rápido do mundo, levou a prata nos 200 metros atrás de Bolt, que completou a prova em 19.32 segundos, com o jamaicano Warren Weir na terceira posição. 

- Vai ser uma missão muito difícil - disse Bolt a respeito de voltar a correr no Rio/2016. - Estes dois caras têm 22 anos e quando eu tiver 30, eles terão 26. Acredito que já passou o meu momento. Na vida pode acontecer tudo, mas acredito que seria um objetivo difícil de alcançar.

Embora para muitos ele vença suas corridas com aparente facilidade, adverte que seus quatro ouros são obra de um grande planejamento e treinamento.

- Quando se tem durante anos como meta se tornar uma lenda, não se pode explicar realmente o que significa. Não se dá conta até que sinta e pense nisso. Estas são as coisas que te fazem chorar. Sei que quando me sentar e pensar em tudo o que aconteceu nesta temporada, será algo muito emotivo.

Bolt decidiu adiar qualquer tipo de celebração até a prova de revezamentos 4x100 metros, cujas semifinais são disputadas nesta sexta-feira e a final no sábado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias