Olimpíada 2016



Em cima do laço

Obras do metrô são as que mais preocupam no Rio para a Olimpíada

Veja os prazos de conclusão dos projetos de mobilidade para os Jogos

21/06/2016 - 08h01min

Atualizada em: 21/06/2016 - 16h38min


ZH Esportes
ZH Esportes
Linha 4 do metrô do Rio ligará Ipanema à Barra

Se as instalações que receberão as competições na Olimpíada do Rio estão praticamente finalizadas - exceto o Velódromo, prometido para o final de julho -, a estrutura de mobilidade na cidade para receber mais de 10 mil atletas ainda preocupa.

A obra mais atrasada é a Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema à Barra, e receberá um aporte emergencial de R$ 2,9 bilhões da União, por meio de um decreto de calamidade pública do governo estadual, para ser finalizada antes do início dos Jogos.

Leia mais:
Bilheterias abrem para venda de ingressos da Olimpíada
Socorro financeiro ao Rio aumenta pressão sobre a União
Veja a página de ZH dedicada à Olimpiada do Rio

A obra do metrô, neste momento, está 96% concluída segundo a Secretaria de Transportes do Rio. A inauguração da Linha 4, caso não surja algum novo imprevisto, ocorreria em 1º de agosto - quatro dias antes da cerimônia de abertura no Maracanã.

A importância da nova linha para os jogos é vital: reduzirá o tempo de viagem da Zona Sul à Barra de 1h06min (de carro) para 23 minutos (metrô). Com previsão de atendimento a 300 mil usuários/dia, vai retirar de circulação 2 mil veículos em horários de pico das vias da cidade.

A medida de decretar calamidade pública no Rio, anunciada pelo governador em exercício Francisco Dornelles na última sexta-feira, trata-se de uma estratégia combinada com o Planalto para garantir a realização da obra.


Além do investimento no metrô, a verba recebida pela União também servirá para o pagamento de horas extras para o reforço na área de Segurança Pública durante a realização dos Jogos. Segundo o Estadão, o COI teria antecipado R$ 100 milhões para que o Comitê Rio 2016 pudesse acelerar obras e atender a pedidos de federações internacionais.

– Acho que o Rio vive uma situação específica. O governo federal não cumpriu o compromisso com o Comitê Olímpico de conseguir recursos e empréstimos para a mobilidade. Existe uma dívida. A Olimpíada é um evento do Brasil, que não pode fracassar. Não vamos fracassar – disse Dornelles ao jornal O Globo.

O restante dos projetos de estrutura que ainda não foram entregues, estão previstos para julho. É o caso de programas de saneamento e de renovação de estações ferroviárias (veja detalhes no quadro ao lado).

Outras obras importantes já foram inauguradas. É o caso da Via Expressa, que teve seu primeiro dia útil de funcionamento na segunda-feira - faz parte do projeto BRT Transolímpica, que será inaugurado em sua totalidade na primeira quinzena de julho.

Obra do VLT já foi entregue no Rio

O que também já está funcionando é o VLT (Veículo leve sobre trilhos), que liga a Rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont, inaugurado no início do mês - o outro trecho, que ligará o centro do Rio à Zona Portuária, ficará pronto no segundo semestre.

– O governo do Rio tem maior responsabilidade na infraestrutura, não nas instalações esportivas. Por isso, não há impacto nos Jogos nem pendências financeiras do estado com a gente – avalia Mário Andrada, diretor de comunicação do Comitê Rio-2016.

Veja os status dos principais projetos estruturais para o Rio 2016:

DO GOVERNO ESTADUAL

LINHA 4 DO METRÔ
Entrega prevista para 1º de agosto

RENOVAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS
Duas foram entregues, quatro serão finalizadas em julho.

DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA
O "cinturão" da Marina da Glória foi inaugurado em abril.

PROGRAMA BAÍA VIVA
Ecobarcos funcionam desde 2015. Ecobarreiras serão entregues até 15 de julho.

COMPLEXO LAGUNAR DA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ
Abortado por falta de verba.

SANEAMENTO DA BARRA DA TIJUCA, RECREIO DOS BANDEIRANTES E JACAREPAGUÁ
Previsão para início de julho.

DO GOVERNO MUNICIPAL

VLT DO PORTO
Primeira etapa foi inaugurada no início do mês. A segunda está prevista para o segundo semestre.

BRT TRANSOLÍMPICA
Previsão de entrega na primeira quinzena de julho.

BRT TRANSOESTE
Primeiro trecho (95% do total) foi inaugurado em 2012. Previsão é entregar o segundo em julho.

DUPLICAÇÃO DO ELEVADO DO JOÁ
Inaugurado no fim de maio.

VIÁRIO DO PARQUE OLÍMPICO
Previsão de entrega até o fim do mês.

SANEAMENTO ZONA OESTE
Inaugurado no fim de maio.

PORTO MARAVILHA
A previsão é entregar as duas obras pendentes - uma galeria e dois trechos da Orla Conde - em julho.

CONTROLE DE ENCHENTES DA GRANDE TIJUCA
Os três reservatórios previstos já foram entregues

ENTORNO DE INSTALAÇÕES OLÍMPICAS
Praça do Trem e entorno do Engenhão foram entregues em maio. O domínio urbano de Deodoro está previsto para fim de junho.


ZHESPORTES


MAIS SOBRE

Últimas Notícias