Bailarino Gabriel voa cada vez mais alto no Rio - Diário Gaúcho

Versão mobile

 
 

10/08/2010 | 07h03

Bailarino Gabriel voa cada vez mais alto no Rio

Gaúcho de 17 anos brilha no Conservatório Brasileiro de Dança

Bailarino Gabriel voa cada vez mais alto no Rio Alceu Bett/
Bailarino começou em Porto Alegre Foto: Alceu Bett

Prestes a completar sete meses no Conservatório Brasileiro de Dança (CBD), no Rio de Janeiro, o aspirante a bailarino Gabriel Fernandes, 17 anos, desembarcou de surpresa, ontem, em Porto Alegre para visitar a família e os amigos.

>>> Clique aqui e confira Gabriel dançando no Theatro São Pedro

E chegou trazendo novidades: conquistou um prêmio pelo CBD e um estágio não-remunerado no grupo avançado da Companhia Brasileira de Ballet, que funciona dentro do conservatório. A chance, geralmente, é dada a quem dança, no mínimo, há três anos na escola. Mas o talento de Gabriel falou mais alto.

– Ele é dedicado. Tem vocação, estrela, e isso é fundamental – diz, entusiasmado, o professor e diretor do CBD, Jorge Teixeira.

Jovem foi notícia no Diário Gaúcho

Para não desistir do sonho de ser bailarino, o ex-morador da Vila Atenis, no Bairro Mario Quintana, na Capital, enfrentou a contrariedade inicial da mãe e a falta de condições financeiras.

A história do jovem franzino, mas de talento para a dança, é acompanhada pelo Diário Gaúcho desde agosto de 2009, quando ele ganhou a bolsa para cursar balé no Rio de Janeiro. Hoje, Gabriel enfrenta uma maratona, de segunda a sábado, das 9h às 18h, em três níveis diferentes de aulas. E ainda cursa o primeiro ano do ensino médio à noite.

Talento já garantiu prêmio

Em pouco tempo estagiando na Companhia Brasileira de Ballet, Gabriel já conquistou um primeiro lugar: foi na categoria Balé Clássico de Repertório, no 28º Festival de Dança de Joinville, Santa Catarina, em julho. Ao lado dos colegas, encantou na coreografia A Flauta Mágica.

Foi no mesmo festival, em 2009, que o bailarino foi descoberto por Jorge Teixeira. Para ele, Gabriel vai longe:

– Ele está sendo preparado para seguir na linha clássica. Se continuar neste ritmo, em pouco tempo poderá estar dançando em qualquer parte do mundo.

Jovem quer se apresentar com seus ex-colegas

Para agradecer a ajuda de tantos anônimos, que o ajudam a garantir a permanência no Rio, Gabriel quer se apresentar com a escola que o descobriu em Porto Alegre, o Studio Cris Fragoso, nos dias 2 e 3 de outubro, no Gala Ballet, que será apresentado no Teatro Ciee. Porém, não tem como comprar as passagens aéreas.

A ex-professora de balé do jovem, Cristina Fragoso, luta para conseguir o dinheiro:

– A conta que abrimos para ele em 2009 continua aberta. Até se tornar um profissional, o Gabriel dependerá dela para se manter no Rio.

Em dezembro, grupo virá a Porto Alegre

Mesmo que não consiga voltar a Capital em outubro, Gabriel tem retorno garantido com a Companhia Brasileira de Dança. Em dezembro, o grupo se apresenta entre os dias 13 e 19, com a coreografia Dom Quixote, no Teatro do Bourbon Country.

Para ajudar
- Gabriel mantém uma conta bancária para receber doações e se sustentar no Rio. O telefone de contato para obter o número da conta é 3331-0395, Studio Cris Fragoso.

DIÁRIO GAÚCHO

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros