Nem um balanço no Túnel Verde, na Zona Sul? - Diário Gaúcho

Vers?o mobile

 
 

14/02/2011 | 06h20

Nem um balanço no Túnel Verde, na Zona Sul?

Crianças brincam e andam de bicicleta nas ruas por falta de uma praça pública

Nem um balanço no Túnel Verde, na Zona Sul?  Cynthia Vanzella  /
Adultos atentos enquanto crianças brincam Foto: Cynthia Vanzella
Crianças que moram no Túnel Verde, na Zona Sul, brincam e andam de bicicleta nas ruas por falta de uma praça pública. Atropelamentos mudaram a rotina dos moradores.

Numa cidade com 571 praças, ter uma localidade sem área de lazer para as crianças deveria ser motivo de vergonha. Em Porto Alegre, a ausência de recantos com brinquedos obriga moradores de vários locais a buscarem alternativas distantes de suas residências.

O Túnel Verde, no Bairro Ponta Grossa, Zona Sul, é um exemplo. Lá não tem pracinha, e as crianças arriscam a vida andando de bicicleta entre carros e motos em ruas de chão batido.

- De olho nos pequenos

Nos últimos anos, dois atropelamentos nas travessas da via principal mudaram a rotina das famílias. Quando Thaíse, seis anos, Thiago, seis anos, e Nicolas, quatro anos, decidem andar com suas magrelas na Rua dos Gerânios, os pais e vizinhos se acomodam em cadeiras de praia na frente das casas para vigiá-los de perto.

– Minha filha tem skate, mas onde vai andar aqui? – reclama a funcionária pública Luciane Oliveira Martins, 43 anos.

Ela tem carro, leva os filhos para brincar em praças distantes, a cerca de 7km. Mas a maioria dos moradores não tem como se deslocar.

– Aqui, espaço é o que não falta – aponta a vigilante e presidente da Associação de Moradores do Túnel Verde, Maria José Silva da Silva, 42 anos.

- Só depois da regularização

Por meio da assessoria de comunicação, a Smam informou que não pode fazer um projeto de construção de uma praça no Túnel Verde porque a área não está totalmente regularizada. Apenas uma parte está legalizada. Moradores que viviam numa região de invasão foram removidos recentemente para outro lugar. A Smam admite que não existe nenhuma praça pública na Ponta Grossa porque o bairro foi formado por invasões em boa parte de sua extensão.

- Processo está em andamento

Segundo a Procuradoria Geral do Município, o Loteamento Túnel Verde encontra-se em processo de regularização fundiária.

A primeira etapa está concluída. Com isso, os moradores poderão demandar infraestrutura e serviços no Orçamento Participativo do Município. A regularização da segunda etapa está em andamento.

DIÁRIO GAÚCHO

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros