Governo federal anuncia concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

31/05/2011 | 18h38

Governo federal anuncia concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília

Anúncio ocorreu durante a reunião convocada pela presidenta Dilma Rousseff

Governo federal anuncia concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília José Cruz/Agência Brasil
Além de Dilma, participaram da reunião sete ministros Foto: José Cruz / Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta terça-feira aos governadores e prefeitos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 a decisão de realizar concessões para os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). O anúncio ocorreu durante a reunião convocada pela presidenta Dilma Rousseff para discutir as providências para o evento esportivo.

Na reunião, ela e o prefeito de Porto Alegre José Fortunati acertaram a realização de reuniões periódicas para tratar da ampliação do Aeroporto Salgado Filho e aceleração do processo de instalação dos equipamentos antineblina.

De acordo com o modelo definido, as concessões serão feitas por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPE), a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A SPE, que será uma empresa privada, ficará responsável por novas construções e pela gestão desses aeroportos. Como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das principais decisões da companhia.

A metodologia e os demais critérios do edital de concessão serão elaborados por empresas especializadas, devendo estar prontos nos próximos meses. A Infraero continuará a implementar os investimentos previstos no seu planejamento estratégico, relativo aos demais aeroportos da rede.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, informou que as medidas anunciadas visam atender a demanda para os próximos anos, inclusive o período da Copa de 2014. Bittencourt disse ainda que o governo continua os estudos para concessão de mais dois aeroportos: Confins (MG) e Galeão (RJ).

RÁDIO GAÚCHA E ZH DINHEIRO, COM INFORMAÇÕES DO PALÁCIO DO PLANALTO

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros