Notícias



Notícia

Projeto adotado em Canoas pode servir de modelo para reforma do magistério no Estado

Aumentos salariais para professores integram a proposta

01/06/2011 - 03h58min

Atualizada em: 01/06/2011 - 03h58min


Ao voltar de sua viagem pelo Exterior, dia 12, o governador Tarso Genro vai estudar um projeto que prevê aumentos salariais mais frequentes para professores que somarem pontos ao atingir metas de qualidade.

Elaborada por seu ex-assessor no Ministério da Educação e atual prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a proposta estabelece objetivos como reduzir a evasão escolar, comparecer a reuniões pedagógicas, não faltar ao trabalho mais de 10 dias por ano e manter uma relação cordial com alunos e familiares.

O projeto que agrada a Tarso

Tarso, que aproveitou a passagem pela Coreia do Sul para analisar o exemplar sistema de ensino do país asiático, deverá conhecer outra experiência inovadora. O governador pediu pessoalmente ao prefeito de Canoas, durante audiência há cerca de 20 dias, informações sobre o novo plano de carreira do magistério da cidade.

O principal pilar do projeto, aprovado em janeiro pela Câmara Municipal, é premiar os professores com base no mérito.

Jairo Jorge entregará ao governador um documento de cinco páginas. Trata-se de um resumo, chamado nota técnica, sobre a nova carreira dos professores municipais. O modelo foi aprovado após 46 reuniões envolvendo 1,1 mil educadores.

No projeto, os professores avançam no plano de carreira e recebem aumentos salariais quando atingem metas preestabelecidas.

Cada meta total ou parcialmente atingida ao longo de três anos equivale a um determinado número de pontos. Se os educadores somarem no mínimo mil pontos, são promovidos. É o que se convencionou chamar de meritocracia.

*marcelo.gonzatto@zerohora.com.br / paulo.germano@zerohora.com.br

>>>Leia a reportagem completa na Zero Hora desta quarta-feira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias