Consertos em uma hora no Centro de Porto Alegre - Diário Gaúcho

Versão mobile

 

28/09/2011 | 07h10

Consertos em uma hora no Centro de Porto Alegre

Veja o que dá para fazer no intervalo do trabalho ou em uma passadinha rápida por lá

Consertos em uma hora no Centro de Porto Alegre Carlos Macedo, Especial/
Serviços rápidos facilitam a vida de quem passa pelo Centro Foto: Carlos Macedo, Especial

Para muitos trabalhadores, o intervalo de uma hora do almoço é o único horário disponível para dar um brilho nos sapatos, tirar fotos para documentos e até cuidar do visual. No Centro da Capital, é possível fazer estes e outros serviços sem correria. Basta aproveitar cada minuto. Abaixo, mostramos quanto tempo uma pessoa leva para realizar pequenos consertos, do guarda-chuva avariado à troca do saltinho que quebrou.

- Engraxar sapatos

Na Praça da Alfândega, o engraxate Carlos Willy Ferreira, 43 anos, leva entre dez e 15 minutos para deixar os pisantes brilhando, como se eles estivessem acabado de sair da loja.

- Trocar saltos e taquinhos

Se o saltinho quebrou, o conserto pode ser feito na Sapataria Ladeira, na descida da Rua General Câmara. O sapateiro Erlei do Amaral, 73 anos, troca taquinhos em 5min e saltos em 40min.

- Cópia de chaves

De um a três minutos é o tempo que o chaveiro José Machado, 74 anos, leva para fazer cópias simples de chaves.

- Pés e mãos

Comparado aos anteriores, o serviço de manicures e pedicures é mais demorado, mas dá pra fazer. Maria Pereira, 65 anos, que o diga: pintar unhas das mãos, 30min. Dos pés, cerca de 40min. 

- Trocar o zíper

Segundo a costureira Lucélia Santos, 34 anos, da Sapataria Rápida Central X, dependendo do modelo da calça, a troca pode demorar de 20 a 30 minutos.

- Afiar facas e tesouras

Com a ajuda do esmeril, um bom afiador como Roberto Nihu's deixa tesouras e facas com a lâmina pronta para cortar até vento. Tempo: cinco minutos.

- Conserto de guarda-chuvas

Se o velho morcegão não abre mais as asas e a sombrinha está toda quebrada, uma loja da Galeria Sete de Setembro troca cabos e varetas em menos de dez minutos.

- Consultas na internet

Para ver e-mails, fazer pesquisas ou atualizar perfis nas redes sociais, usuários do telecentro no altos do Mercado Público têm direito a três acessos por turno, de 30 minutos cada um.

- Gravuras em metal

Para gravar o nome da noiva na aliança ou um texto em placas de metal de 10cm x 15cm, o gravador Enio Doss, 63 anos, faz o trabalho em até 40 minutos.

- Fotos digitais 3 x 4

Tá precisando de fotos para novos documentos? Júnior Sanders, 29 anos, da FlashPhoto bate e imprime oito fotos em cerca de 30 segundos.

- Fazer uma tatuagem

Na Galeria Malcon, o tatuador Tiago Moura Bittencourt, 33 anos, deixa a marca da sua arte na pele do cliente num tempo que varia de dez a 15 minutos, se o desenho for simples e pequeno.

- Cortar o cabelo

Para homens é mais rápido. Em média, de cinco minutos (se for de máquina) a dez (tesoura). Para mulheres, corte, lavagem e escova podem levar até 40 minutos, segundo a cabeleireira Lucimeri da Rosa.

DIÁRIO GAÚCHO

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros