Ypiranga: primeiro objetivo é ficar na Primeira Divisão - Diário Gaúcho

Versão mobile

 

11/01/2012 | 07h27

Ypiranga: primeiro objetivo é ficar na Primeira Divisão

Saiba como o clube está se preparando para o Gauchão

Ypiranga: primeiro objetivo é ficar na Primeira Divisão Edgar Vaz/Divulgação
Juventude venceu o Ypiranga em amistoso Foto: Edgar Vaz / Divulgação

A apresentação dos times do Gauchão chega ao seu final com o quinto colocado na classificação geral do Estadual do ano passado. E começando uma grande mudança administrativa, o Ypiranga tem um objetivo para o ano: manter-se na elite do futebol gaúcho.

Encerrando uma parceria de oito anos com o Colégio Barão do Rio Branco, o Canarinho retomou o controle total do futebol e contratou profissionais remunerados para cargos de direção.

Com a mudança no modelo de gestão, o time de Erechim ainda se adapta à nova realidade sem grandes pretensões.

- Devido a essa mudança, ao processo novo e a uma série de fatores, a gente se concentra na manutenção do time na Primeira Divisão. Conforme a gente for conquistando as vitórias, vamos mudando nossos objetivos - contou o gerente de futebol, Rafael Jaques.

Entre a série de fatores, estão melhorias estruturais do clube e do Estádio Colosso da Lagoa. Segundo Jaques, o Ypiranga investiu em reformas nos dormitórios, cozinha e refeitório.

Além da reformulação na administração, a direção também mudou todo o grupo. Dos jogadores que atuaram no Estadual do ano passado, apenas um ficou. Para o Gauchão 2012 foram contratados 28 atletas.

A preparação do Ypiranga para o Estadual é intensa desde novembro. Além das atividades diárias, o clube organizou quatro amistosos. No primeiro deles, perdeu por 4 a 1 para o São Luiz, em 21 de dezembro. O segundo, venceu o mesmo São Luiz, por 3 a 2, no dia 4 de janeiro. No final de semana passado, perdeu por 1 a 0 para o Juventude. O terceiro será no sábado, às 18h, contra a Chapecoense, no Colosso da Lagoa.

Um time inteiro novo

Com o time renovado - apenas o volante Pansera disputou o Gauchão 2011 - o Canarinho tem como destaques entre os 28 contratados o zagueiro Éder Gaúcho, revelado pelo Grêmio e com passagens por União Leiria-POR e Al Rayyan, e o atacante Tiago Duarte.

- A gente procurou formar um grupo em que o destaque é o conjunto, o coletivo, e não grandes nomes individuais. De toda forma, temos alguns jogadores com bom currículo - analisa Rafael.

Ypiranga Futebol Clube

Fundação: 18/8/1924
Cores: verde e amarelo
Classificação em 2011: quinto na classificação geral
Presidente: João Aleixo Bruschi
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1931, Erechim
Site: www.yfc.com.br
Quando começou a preparação para o Gauchão: 3 de novembro
Principais reforços: Éder Gaúcho (zagueiro) e Tiago Duarte (atacante)
Time base: Tulio; Éder Gaúcho, Thomas e Ralf; Tiago Maciel, Fábio Duarte, Almeida, Edinho e Serginho; Lucas Precheschi e Tiago Duarte
Técnico: Karmino Colombini
Estádio/capacidade: Colosso da Lagoa, 25 mil pessoas

DIÁRIO GAÚCHO

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros