Mundo



100 anos depois

Cruzeiro refaz viagem do Titanic

MS Balmoral partiu neste domingo do porto de Southampton, na Inglaterra

09/04/2012 - 05h57min

Atualizada em: 09/04/2012 - 05h57min


Simon Brooke-Webb / AFP
Participantes do cruzeiro chegaram para a viagem com trajes da época

Um navio que vai refazer a trágica viagem do Titanic zarpou neste domingo do sul da Inglaterra. O cruzeiro partiu do porto de Southampton, o mesmo utilizado pelo famoso transatlântico. A viagem de 12 noites lembra o centenário do naufrágio da embarcação de luxo da White Star Line.

Muitos dos passageiros chegaram para a viagem com trajes da época. Um deles, Graham Free, de 37 anos, se vestiu como um aristocrata da primeira classe.

- Sou um admirador do Titanic desde os nove anos, e este cruzeiro é o mais parecido que eu podia esperar - disse o turista.  - A viagem foi cara, mas queria muito fazê-la - completou.

Outra passageira, a australiana Carmel Bradburn, de 55 anos, contrariou as críticas de que a viagem é de mau gosto:

- Lembrar-se de pessoas que morreram não é necessariamente mórbido.

Com 1.309 passageiros, o MS Balmoral vai seguir a mesma rota do Titanic, embora teve de zarpar dois dias antes por ser menor e mais lento. O navio foi construído pela Fred Olsen Lines, cuja empresa originária, a Harland and Wolff, construiu o Titanic em Belfast. Ele foi alugado por uma empresa especializada em viagens temáticas.

Os organizadores disseram que turistas de 28 países vão participar da viagem, inclusive parentes de algumas das mais de 1,5 mil pessoas que morreram quando o Titanic colidiu contra um iceberg e afundou em 15 de abril de 1912, em águas internacionais do Atlântico Norte. Parentes de sobreviventes, escritores e historiadores também estão entre os participantes da viagem, que custou de 2.799 libras (4.445 dólares) a 5.995 libras (9,520 dólares) por pessoa.

Durante a viagem, os passageiros poderão assistir a palestras de especialistas em Titanic, como Philip Littlejohn, neto de um sobrevivente. Além disso, vão comer refeições preparadas no estilo dos pratos servidos em abril de 1912 e participar de um jantar de gala em conformidade com o cardápio do navio naufragado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias