Entretenimento



Nas telonas

O que o cinema já contou sobre o Titanic

Conheça as principais produções sobre o trágico naufrágio

12/04/2012 - 15h06min

Atualizada em: 12/04/2012 - 15h06min






Meire W. Wallace / Divulgação
Naufrágio completa 100 anos no próximo dia 15

A partir do momento em que naufragou, a história do Titanic causou interesse da mídia. A tragédia provocou comoção mundial pela grande número de vidas perdidas e desde aquela época povoa o imaginário de muita gente.

No cinema, podemos ver esse reflexo. O fato foi oriundo de cerca de 20 versões diferentes de filmes centrados no tema. Além destes, há dezenas que apenas citam a tragédia e outra penca de documentários, paródias e séries de TV.

Veja esse vídeo compilado, com cenas de 8 produções para o cinema:



LISTAMOS ABAIXO ALGUNS DOS PRINCIPAIS FILMES PRODUZIDOS DESDE O FATÍDICO 15 DE ABRIL DE 1912: 

- Saved From the Titanic (Salva do Titanic) - EUA (1912)
Direção: Étienne Arnaud

Filme mudo de curta-metragem (cerca de 10 minutos), estreado em 14 de maio de 1912. É protagonizado por Dorothy Gibson, uma sobrevivente do naufrágio do Titanic. O roteiro foi da própria Dorothy.

O filme foi realizado em menos de duas semanas, em preto e branco, mas com algumas cenas a cor. Hoje é considerado perdido. As suas únicas cópias foram destruídas num incêndio nos Estudios Éclair, em 1914.

 - In Nacht und Eis (Na Noite e no Gelo) - Alemanha (1912)
Direção: Mime Misu

As filmagens começaram durante o verão de 1912 e estreou no inverno do mesmo ano. No filme, um pequeno Titanic de brinquedo bate contra um bloco de gelo num pequeno lago e afunda. A produção contém alguma ficção à volta do naufrágio, como fogo saindo das chaminés, passageiros cantando hinos e caldeiras explodindo devido à pressão.

Foi produzido pelos Estúdios Continental Films, de Berlim. Com duração de 35 minutos, In Nacht und Eis era três vezes mais longo do que a maior parte dos filmes de 1912. Por volta de 1914, o filme foi considerado perdido para todo o sempre, como muitos filmes mudos daquela época. Então, em 1998, um colecionador alemão percebeu que o filme se encontrava na sua coleção privada. Várias cenas podem ser vistas no documentário Beyond Titanic.

Veja parte do filme:

- Titanic - Alemanha (1943)
Direção: Herbert Selpin / Werner Klingler

É o primeiro filme com o título de "Titanic". Usa o naufrágio para fazer propaganda nazista e anti-britânica. O teatro onde ocorreria a estreia foi bombardeado na noite anterior ao evento.

O filme de 85 minutos foi proibido por muitos anos e só ressurgiu na década de 1990. O diretor Herbert Selpin entrou em conflito com Joseph Goebbels, o Ministro da Propaganda do governo nazista e acabou morto em 1942. O filme foi finalizado, então, por Werner Klingler.

- Titanic - EUA (1953)
Direção: Jean Negulesco

Seu enredo é centrado em torno de um casal que embarcou na viagem inaugural do RMS Titanic. Na história, de 98 minutos, uma dama da alta sociedade, embarca no Titanic acompanhada pelos filhos e deixa para trás o marido.

A mulher está cansada do estilo sofisticado do seu esposo e planeja viver nos Estados Unidos. O marido arruma um jeito de embarcar no último minuto. Eles discutem, mas quando o Titanic bate num iceberg e começa a afundar, todos os problemas deles se tornam pequenos.

A maquete utilizada para efeitos especiais ainda existe e está preservada. O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.


- A Night to Remember (Só Deus por Testemunha)
- Inglaterra (1958)
Direção: Roy Baker

Baseado no livro homônimo de Walter Lors - que tem depoimentos diretos de passageiros reais do Titanic. O filme tem 123 minutos e é considerado um dos mais precisos sobre a tragédia.

- SOS Titanic - Inglaterra/EUA (1979)
Direção: Willian Hale

Microssérie de TV posteriormente convertida em filme de 102 minutos que conta a história baseada em A Night to Remember, de 1958.

- Raise the Titanic (O Resgate do Titanic) - Inglaterra/Estados Unidos (1980)
Direção: Jerry Jameson

Com 119 minutos, o filme é baseado no livro homônimo de Clive Cussler. O próprio autor não gostou da adaptação. A história não se passa em 1912, mas em 1980, pois relata o resgate do navio do fundo do mar. Foi fracasso de bilheteria e não pagou nem os custos de produção.

- Titanic - EUA/Canadá (1996)
Direção: Robert Lieberman

Foi originalmente feito para a TV e depois adaptado para o cinema. Com 178 minutos, é o primeiro que mostra o navio se partindo e o desembarque dos sobrevivente em Nova York. É o único que conta a história da família Alison, da primeira classe, que detém uma das histórias mais tristes do naufrágio. Com Catherine Zeta-Jones no elenco.


- Titanic
- EUA (1997)
Direção: James Cameron

O mais aclamado filme sobre o tema mostra os membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fadada viagem inaugural no navio. Apesar de os personagens principais serem fictícios, alguns personagens são figuras históricas. A produção começou em 1996, quando Cameron filmou os verdadeiros destroços do Titanic. Foi um enorme sucesso de críticas e bilheteria, responsável por reavivar o interesse pelo naufrágio. Foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Com uma bilheteria total de US$ 1,9 bilhões, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão mundialmente, permanecendo o filme de maior arrecadação da história por doze anos, até o próximo filme de Cameron, Avatar, ultrapassá-lo em 2010. Foi relançado em 3D nos EUA no último dia 4 e no Brasil nesta sexta-feira, dia 13 de abril.



- Saving the Titanic (Salvando o Titanic)
- Irlanda (2011)
Direção: Maurice Sweeney

Filme para a TV de 90 minutos conta a história dos engenheiros que trabalharam incansavelmente para manter a energia elétrica funcionando como o Titanic afundou. Suas ações altruístas manteve as luzes acesas e os guinchos elétricos lifeboat operacionais para facilitar a sobrevivência de outros.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias