Entretenimento



Caiu na rede

Como os famosos lidam com a invasão de privacidade

Muita gente sonha com a fama, mas é preciso saber lidar com as consequências da exposição

13/05/2012 - 14h01min

Atualizada em: 13/05/2012 - 14h01min


Ser famoso virou o sonho de muita gente - basta ver as milhares de inscrições a cada ano para o Big Brother, que é visto como um atalho para a fama. Mas o sucesso traz consequências nem sempre agradáveis. Desde a semana passada, Carolina Dieckmann está na berlinda por ter tido fotos nua vazadas na internet.

Os cliques, garante a atriz, foram feitos na intimidade, entre ela e o marido, Tiago Worcman, mas acabaram sendo surrupiados. Afinal, o que define o conceito de "invasão de privacidade"? Celebridades entram nesta roda de discussão e contam as suas experiências a ver com o tema.

Sem problemas com os holofotes

Apresentadora do Muito+, da Band, Adriane Galisteu é conhecida por mostrar muito de sua intimidade para as revistas de fofoca. É assim desde que a loira surgiu para os holofotes, como a namorada de Ayrton Senna, na década de 90. Adriane garante que ser fotografada e assediada na rua, por fãs e por paparazzi, faz parte da fama:

- Se não quer ser fotografada, que não saia na rua! Não encaro isto como uma invasão.

A apresentadora afirma que nunca tomou cuidados relativos a fotos pessoais suas, e que o caso de Carolina serviu como lição.

- Mesmo quem é famoso tem o direito a fazer fotos do jeito que bem entende. Ela foi correta em não ceder a uma chantagem - pondera Adriane.

Só se deixa invadir quem quer...

Baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone defende que a postura influencia e muito:

- Nós (dos Paralamas) sempre soubemos administrar e nunca alimentamos essa fogueira das celebridades. Acredito que todo mundo que está nessa parada é porque quer. Só mostra o bumbum na janela quem quer. Não tem esse papo de invadir a privacidade. Se outras pessoas estão invadindo, é porque o cara deixou, fomenta isto de alguma maneira. É aquela coisa: as modelos sempre dizem que não posarão para a Playboy. Mas é só aparecer com um cheque bem gordo, que mudam de ideia na mesma hora.

Todo cuidado é pouco

Paulo Brito, apresentador do Globo Esporte e narrador esportivo da RBS TV, conta que toma muitos cuidados por ser uma pessoa pública:

- Às vezes, percebo uma certa maldade em pessoas que tiram fotos de longe, ou uma série de fotos de mim. Em casos assim, já tirei satisfação.

Para Brito, o mais complicado, hoje, é lidar com usuários de redes sociais, como o Twitter.

- Dia desses, cheguei em um bar, e um cara começou a tuitar tudo o que eu fazia. Chegou a um ponto que eu tive que avisar, também via Twitter, que, se ele continuasse a fazer aquilo, eu iria embora. Ele acabou pedindo desculpas - lembra o narrador, que também cita a eterna chateação para descobrirem por qual time ele torce:

- Quando narro jogo, mais ainda em Gre-Nal ou na final de campeonato, tenho que ficar uns dois dias fora das redes sociais.

Crime que pode render cadeia

Para o delegado Emerson Wendt, diretor do Gabinete de Inteligência da Polícia Civil e um dos maiores especialistas em segurança na internet no Estado, crimes como o contra Carolina Dieckmann entram como extorsão (ela foi chantageada por e-mail a dar R$ 10 mil para não ter suas fotos publicadas) com pena de quatro a dez anos de reclusão.

- E, caso a pessoa publique a foto de outra sem autorização, configura crime contra a honra, com pena de seis meses a dois anos de reclusão e multa. Ou difamação, com pena de três anos a um ano de reclusão e multa.

Só muda o meio em que é praticado

Pornografia por vingança também enquadra-se em crime contra a honra, segundo Emerson. O delegado diz que não há legislação vigente específica para punir crimes praticados no meio virtual. Os delitos são classificados dentro de artigos já existentes no Código Penal (como as situações de crime contra a honra e extorsão).

- O crime é o mesmo, o que muda é o meio em que pode ser praticado - explica ele.

Fique alerta! Roubar informações ainda não é considerado ilegal

A advogada Sandra Tomazi, do escritório Patrícia Peck Advogados, alerta que este tipo de ocorrência, como a da Carolina Dieckmann, é bem comum. Segundo ela, em geral, são os ex-namorados que vazam as fotos:

- O roubo de informações digitais ainda não é crime. Há um projeto de lei que prevê isto, mas ainda não foi aprovado. No entanto, trata-se de um caso de exposição sem autorização. O que a vítima pode fazer é notificar o site e requisitar judicialmente a retirada do conteúdo.

O direito a uma vida normal

Além de ser muito conhecida por seu trabalho como apresentadora do Jornal do Almoço, Cristina Ranzolin é casada com Paulo Roberto Falcão, treinador do Bahia e ex-jogador de futebol com fama internacional. O casal chama a atenção por onde passa - situação que, por um lado, a jornalista entende:

- Toda a pessoa pública, que trabalha e se expõe publicamente, tem que gostar um pouco do assédio.

Mas há quem se esqueça de prezar pelo bom senso

Às vezes, porém, este assédio ultrapassa os limites. Um caso que marcou Cristina foi instantes após o falecimento da sua sogra, em um hospital da Capital.

- Eu e o meu marido chorávamos, quando um funcionário chegou, fazendo a maior festa por nos encontrar. O problema é quando a pessoa não te respeita como ser humano, como alguém que quer uma vida normal - considera a jornalista.

Cristina cuida para não expor a vida pessoal, sendo zelosa, inclusive, com tudo o que guarda em seu computador:

- Já tive problemas de ter sido exposta. Tenho processos contra programas que, de alguma forma, me expuseram.

Proteja-se de invasões no computador

- Evite ter arquivos sigilosos em celular ou pendrive.

- A formatação não apaga os arquivos, só elimina o caminho até eles. Evite vender o PC com o HD antigo. Caso leve o computador para consertar, peça para tirar o HD, pois, geralmente, não é ali que se encontra o defeito da máquina.

- Mantenha o antivírus atualizado e o firewall (dispositivo de segurança) ativo. Evite programas para baixar músicas.

- Evite compartilhar em redes sociais o que você não deseja que se torne público.

- Use um programa de criptografia (converte o texto em uma versão codificada), para proteger o seu conteúdo. Há alguns gratuitos.

- Para senhas, faça combinações com, no mínimo, oito caracteres.

- Ao levar o computador para arrumar, exija que o técnico assine um termo de confidencialidade do material ali guardado. Se ele divulgar algo, pode ser enquadrado no artigo 153 do Código Penal, Divulgação de Segredo.

- Para fazer denúncias, acesse www.safernet.org.br e www.policiacivil.rs.gov.br.

A privacidade deles também vazou na internet

Daniella Cicarelli: em 2006, foi flagrada ao lado do então namorado, Tato Malzoni, em cenas picantes em uma praia da Espanha.

Jonas (BBB12), Kadu Moliterno, Ronaldinho Gaúcho e Carlos Machado: foram divulgados supostos vídeos deles masturbando-se.

Maíra (BBB9): um vídeo caseiro dela fazendo sexo oral no então marido invadiu a internet assim que a moça foi confinada.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias