Geral



Dia das Mães felino

Mãe e filhote de puma são nova atração em Gramado

Dupla estava reservada em período de quarentena depois do nascimento, em janeiro, e poderá ser visitada a partir desde final de semana em zoológico

11/05/2012 - 18h55min

Atualizada em: 11/05/2012 - 18h55min


Cenas de interação entre mãe e filhote são raramente vistas

Cenas raras de interação entre mãe e filhote de puma, muito assistidas pela televisão, ganham oportunidade de serem vistas e registradas ao vivo a partir de sábado no zoológico de Gramado.

Depois de ficarem reservados em quarentena desde o nascimento, dia 30 de janeiro, a dupla de felinos estreou no final da tarde desta sexta-feira o recinto onde conviverão juntos aos olhos do público.

Grávida, a mãe chegou em Gramado trazida de um zoológico que foi fechado em Salete (SC). Para a surpresa da equipe veterinária do Gramadozoo, que suspeitava da gravidez mas não poderia confirmá-la antes do nascimento, quatro dias após a chegada da felina, o pequeno puma nasceu. Pesou 220 gramas e foi mantido com a mãe desde então.

- Ela é uma mãe bem protetora, preocupada com o filhote e a reprodução nos indica que seu estado de saúde está perfeito - avalia o médico-veterinário Renan Alves Stadler.

Os cuidados da mãe e da equipe do zoológico permitiu que o filhote crescesse saudável. O público o verá com o tamanho maior do que um gato, pesando quatro quilos. Se tiver sorte, quem os visitará também poderá flagrar o filhote se amamentando na mãe.


Pelo menos até o sexto mês, a mãe felina ainda consegue dar leite à cria. Mas o ganho de peso também se deve à alimentação reforçada. Diariamente, o puminha come cerca de 300 gramas de carne.

- Como ele está sempre na companhia da mãe, damos de 500 gramas a um quilo por dia, porque a mãe sempre acaba comendo um pouco da comida dele - explica o veterinário.

Mãe e filhote estão no mesmo onde se encontra o puma que completou um ano de vida no mês passado. Os três, porém, não serão vistos juntos. Será intercalado momento para mãe e filhote, e outro para o puma macho, que entraria em conflito se colocado junto à nova família.

Puma

Nome científico: Puma concolor

Onde vive: da América do Norte a América do Sul

Idade adulta: a partir dos dois anos

Tempo de gestação: 78 a 94 dias

Expectativa de vida: 9 a 13 anos em ambiente selvagem e 20 anos em cativeiro

 
Foto: Halder Ramos / Divulgação Gramadozoo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias