Notícias



Descaso

Canil de Alvorada está em situação precária

Empresa contratada pela prefeitura para recolher animais das ruas leva os cães para um canil em más condições. Hoje, município deve se pronunciar sobre as denúncias

19/10/2012 - 07h12min

Atualizada em: 19/10/2012 - 07h12min


Em Alvorada, a vida dos cães está difícil. Para atender um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) do Ministério Público, que cobrava melhores condições no canil municipal, a prefeitura contratou uma empresa. A solução virou problema: as condições do canil terceirizado são precárias.

Assista ao vídeo com cenas gravadas no canil:

O novo espaço, na Estrada da Palha, estaria funcionando há cerca de dois meses. Nos últimos dias, denúncias de protetores de animais nas redes sociais relataram superlotação e falta de estrutura para receber os cerca de 40 cachorros.

- Tem cães doentes junto com os sãos, faltam divisões - relata a torneira mecânica Oliane Soares dos Santos, 40 anos, protetora de animais há 20 anos.

Ontem, o Diário Gaúcho foi até o canil e, apesar de encontrar funcionários cuidando do espaço, é inegável que os cães sofrem com a superlotação.

Recolhimento foi suspenso

Os animais ocupam duas jaulas - para as fêmeas e para os machos. Boa parte fica exposta ao sol. Muitos estão bastante magros, com as costelas aparecendo.

- O que temos aqui é o mínimo exigido pela prefeitura para começar a trabalhar. Vai ser aumentado o espaço - explica o funcionário da A.L Mar Transportes e Recolhimento de Animais, André Luís Pires, que diz responder pela empresa.

Na quarta-feira, equipes da prefeitura visitaram o local para avaliar a situação e verificar as denúncias. Devido a esse cenário, a empresa suspendeu o recolhimento dos cachorros.

Denúncias serão investigadas

A Secretaria de Mobilidade e Segurança Urbana destina R$ 22 mil mensais ao canil terceirizado. O diretor-geral da pasta, Rogério Canabarro, diz que, no contrato, estão detalhadas as acomodações previstas e que a A.L. Mar foi a única empresa a participar da concorrência. Mas reconhece falhas na fiscalização:

- Depois que a empresa ganhou a licitação, não fizemos nova vistoria.

Já a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde de Alvorada, Lucimara Gonçalves, afirma que a Secretaria Municipal da Saúde administra o canil municipal, com mais de 80 cães. Ela afirma que a SMS não conhecia o canil terceirizado.

- Nós não fomos chamados, não fomos consultados - garante.

Contudo, a secretaria destina recursos à empresa, pelo serviço de recolhimento de animais.

Hoje, as duas secretarias terão uma reunião com o prefeito para discutir a inspeção feita no local.

Tempo para se adequar

André esclarece que a A. L. Mar está com o canil há dois meses.

- A gente ainda está se adequando. Vamos trabalhar dentro de todas as exigências - justifica.

Uma providência é ter um funcionário que more no local. Atualmente, há equipes das 8h às 12h e das 14h às 17h30min.

Ele destaca que os cães estão magros porque chegaram das ruas debilitados e não tiveram tempo de se recuperar. Segundo André, eles recebem ração quatro a cinco vezes por dia e o veterinário vai ao local uma vez por semana, além de atender as emergências.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias