Tragédia em Santa Maria
Chega ao Estado o antídoto contra efeitos da fumaça tóxica
Dezoito pacientes internados na Capital receberão o medicamento à tarde

Aterrizou às 13h17min deste sábado na Base Aérea de Canoas, o Legacy da Força Aérea Brasileira trazendo uma esperança para os feridos na tragédia de Santa Maria. A aeronave carrega 140 kits do remédio injetável que pode reduzir os efeitos da fumaça tóxica no organismo das vítimas. Dezoito pacientes internados na Capital devem receber ainda esta tarde a medicação.
A carga com 76 doses ficou em Porto Alegre e 64 foi enviada para Santa Maria. Na Capital, há pedidos do medicamento para sete pacientes no Hospital Cristo Redentor, oito na Santa Casa e três para o HPS.
O medicamento chegou ao país no voo 243, vindo de Saint Louis, nos Estados Unidos, esta manhã. O hidroxicobalabima serve como um antídoto para o cianeto, elemento químico venenoso depositado no corpo dos jovens que aspiraram a fumaça tóxica contendo ácido cianídrico. A carga foi doada pelo governo americano, a partir de pedido encaminhado pelo Ministério da Saúde e que contou com o apoio do governo americano.
Às 10h20min, os kits passavam pela alfândega, sendo inspecionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O medicamento
A Hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável) é indicada para o tratamento de intoxicação por cianeto - gás tóxico ao sistema respiratório.
Cada kit de Hidroxicobalamina possui 5g e o medicamento é aplicado de forma intravenosa. A expectativa é de que a quantidade seja suficiente para anular os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo.

> Como aconteceu
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.
Sem conseguir sair do estabelecimento, pelo menos 236 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.
A tragédia, que teve repercussão internacional, é considerada a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.
> Em gráfico, entenda os eventos que originaram o fogo:
Veja também
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Veja como foi o velório das vítimas
Nove pontos que devem permear as investigações sobre incêndio
> A boate
Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade de Santa Maria, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com a Polícia Civil, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.
> Clique na imagem abaixo para ver o antes e o depois da danceteria:
> A festa
Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia.
Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
