Novo caso
Superbactéria NDM-1 é encontrada em mais um hospital de Porto Alegre
Santa Casa foi o segundo hospital a confirmar caso da bactéria multirresistente originária da Índia
O Complexo Hospitalar Santa Casa é o segundo hospital de Porto Alegre a confirmar um caso da bactéria com forte resistência a antibióticos, conhecida pela sigla NDM-1. O caso foi notificado aos órgãos de saúde no fim da tarde de sexta-feira.
Denominada New Delhi Metallobetalactamase (NDM-1), a superbactéria foi detectada pela primeira vez no Brasil no Hospital Nossa Senhora da Conceição, com cinco casos confirmados. Após os registros, o hospital teve 15 leitos de UTI interditados para uma operação de higienização.
De acordo com a coordenadora do Controle de Infecções da Santa Casa, Teresa Sukiennik, o paciente que estava colonizado com a NDM-1 esteve em UTI, mas já estava em unidade de internação, com previsão de alta. Nesta segunda-feira, ele ainda passa por novos exames para planejar o atendimento pós-alta.
- Os demais pacientes que tiveram contato com o paciente colonizado estão sendo investigados e estamos dando sequência às mesmas medidas usadas para tratar outros mecanismos de resistência para evitar que a bactéria se espalhe pelo hospital - diz Teresa.
A coordenadora informou que o hospital tem também cinco casos da superbactéria KPC, todos colonizados, sem infecção.
Depois de detectados casos de NDM-1 no Conceição, o Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa desenvolveu e validou teste molecular para a detecção do mecanismo de resistência no próprio laboratório. A rotina dos testes é a mesma vigente para a detecção de KPC. O chefe do laboratório, Alessandro Pasqualotto, colocou a técnica à disposição de outros hospitais interessados.
A Secretaria Estadual da Saúde reforça o alerta a todos os estabelecimentos de saúde do Estado para prevenir a disseminação de micro-organismos multirresistentes com a higienização de mãos e do ambiente hospitalar.
A bactéria
- Denominada New Delhi Metallobetalactamase (NDM-1) tem origem descrita em pessoas que passaram por algum procedimento cirúrgico na Índia.
- Ela é multirresistente, pois nem antibióticos carbapenêmicos, que combatem infecções graves, conseguem eliminá-la.
- A contaminação ocorre normalmente em hospitais no contato entre duas ou mais pessoas, pode ocorrer pelas mãos.
- O efeito no organismo vai depender da condição da pessoa. Pode gerar uma infecção mais grave em quem já está internado, principalmente se cair no sangue (ela pode afetar somente a pele). Há risco de vida.
- O combate da bactéria é feito com o isolamento dos pacientes e acompanhamento caso a caso.
Clique para saber mais sobre a superbactéria: