Entretenimento



Tensão e pavor

Confira 15 curiosidades sobre "O Exorcista", lançado há 40 anos

Filme sobrevive como exemplo de obra-prima que transcendeu seu gênero para figurar na história do cinema

19/06/2013 - 09h02min

Atualizada em: 19/06/2013 - 09h02min


Marcelo Perrone
Marcelo Perrone
Enviar E-mail

 Há exatos 40 anos, em 19 de junho de 1973, o diretor William Friedkin apresentava O Exorcista em uma première em Nova York - a estreia oficial seria em 26 de dezembro daquele ano - e consolidava seu nome à frente da nova onda do cinema americano. Confira 15 curiosidades sobre o fime:

O Exorcista: 40 anos de tensão e pavor

1) Entre a première em 19 de junho e o lançamento no circuito em 26 de dezembro de 1973, a Warner fez algumas sessões especiais - e as consequentes reações dos que viam - aumentavam a expectativa em relação ao "ultrajante" e "apavorante" filme. Friedkin vetou as usuais sessões teste com público, expediente que costuma provocar alterações e cortes nos filmes. Segundo dizia, se Warner levasse em conta o conta a resultado dessas sessões jamais lançaria O Exorcista. 

2) A estratégia de divulgação resultou em filas imensas quando da estreia oficial nos cinemas.

3) O Exorcista chegou ao Brasil em novembro de 1974.

4) Em busca de maior realismo das interpretações, Friedkin fazia uso de métodos peculiares. O diretor alimentou a imagem, folclórica para alguns, de desprezar e trabalho de atores. Gostava de andar armado e dava tiros para o alto no set, com o fim de tensionar o elenco e captar reações sem avisar que a câmera estava rodando.

5) Era comum colocar música em alto volume no set.

6) Por conta desse "método", Friedkin provocou uma séria lesão na coluna da atriz Ellen Burstyn, que faz a mãe da menina Regan. Em uma cena em que Ellen deveria ser arremessada contra a parede e arrastada, o diretor fez a atriz usar um colete atado em uma corda, que a puxava para trás com enorme força - ele pediu ao câmera para registrar a cena antes sem a atriz ser avisada do baque, com o fim de captar um susto genuíno dela.

7) Friedkin também esbofeteou diante da câmera William O'Malley, um religioso de verdade que interpretou o padre Karris, para captar nele uma expressão de tensão mais genuína.

8) Análises psicológicas do filme veem O Exorcista como representação extrema do "inferno da puberdade" e das transformações fisiológicas provocadas no corpo feminino às portas da adolescência.

9) À época, o filme também foi analisado como espelho da catarse de violência que os americanos assistiam na Guerra do Vietnã. Teve também quem enxergasse Regan como modelo de rebeldia e inconformidade contra "o sistema".

10) Em 2000, O Exorcista foi relançado na "versão do diretor", com cópia restaurada e 11 minutos de cenas que ficaram de fora da versão original, entre elas a que mostra Regan descendo a escadaria de sua casa com o corpo contorcido, aparentando ser uma aranha (efeito complexo à época, ficou ao gosto do diretor graças à trucagem digital).

11) O mal estar que o filme provocava foi incorporado ao marketing. Em algumas salas, eram distribuídos saquinhos para conter enjoo e anúncios alertavam que a sessão não era recomendada para cardíacos e gestantes.

12) Proibido em algumas cidades da Inglaterra, o filme originou a curiosa "Excursão Exorcista", que levava o público de ônibus a cidades que o exibiam.

13) A atriz Mercedes McCambridge é quem dubla a voz demoníaca de Linda Blair. Considerando-se injustiçada pela falta de crédito, e vendo Linda ser indicada ao Oscar de atriz coadjuvante, Mercedes processou a Warner.

14) Durante as filmagens de O Exorcista, nove pessoas ligadas direta ou indiretamente à produção morreram. Os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros morreram antes do lançamento do filme.

15) Friedkin, por garantia e também pela publicidade, pedia para um padre benzer o set com regularidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias