Geral



Manifestações pelo país

Organização das Nações Unidas pede que Brasil garanta direito aos protestos

ONU também pede investigação sobre o alegado uso excessivo da força policial

18/06/2013 - 12h52min

Atualizada em: 18/06/2013 - 12h52min


São Paulo foi uma das cidades em que manifestantes protestaram nas ruas

O escritório de direitos humanos das Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta terça-feira que o Brasil tome todas as medidas necessárias para garantir o direito de reunião pacífica e evitar o uso desproporcional de força durante os protestos que acontecem em todo o País.

O porta-voz, Rupert Colville, afirmou em coletiva de imprensa em Genebra, que as Nações Unidas receberam relatos sobre uma série de danos, ferimentos, prisões e detenções, incluindo o de jornalistas que cobrem os eventos. Ele afirmou que "algumas organizações da sociedade civil têm também denunciado a arbitrariedade de algumas dessas detenções". As informações são do site oficial da ONU no Brasil.

A ONU também solicitou às autoridades a realização de investigações sobre o alegado uso excessivo da força. 
 
- Instamos todas as partes envolvidas a se envolver em um diálogo aberto para encontrar soluções para o conflito e as alternativas para lidar com as demandas sociais legítimas, bem como para evitar mais violência  - , acrescentou Colville.


Leia na íntegra a declaração:

"Instamos as autoridades brasileiras a exercer a moderação ao lidar com os difundidos protestos sociais no país, convocando também os manifestantes a não recorrer a atos de violência em busca de suas demandas. Protestos durante a noite ocorreram em várias das principais cidades brasileiras. A maioria das manifestações foi pacífica, mas foram relatados confrontos entre manifestantes e policiais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Parabenizamos a declaração do Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ao afirmar que as manifestações pacíficas são legítimas, bem como o acordo na segunda-feira (17) para que a polícia de São Paulo não use balas de borracha. 

Estes protestos, principalmente em relação ao aumento do custo dos transportes públicos e os custos de sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016, começaram no dia 10 de junho e foram os maiores já vistos no Brasil em mais de 20 anos.

Com mais protestos planejados para acontecer, estamos contudo preocupados com o uso excessivo da força policial relatada nos últimos dias, [que] não deve ser repetida.
Recebemos relatos de uma série de danos, ferimentos, prisões e detenções, incluindo o de jornalistas que cobrem os eventos. Algumas organizações da sociedade civil têm também denunciado a arbitrariedade de algumas dessas detenções.

Apelamos ao governo do Brasil a tomar todas as medidas necessárias para garantir o direito de reunião pacífica e evitar o uso desproporcional da força durante os protestos. Também solicitamos às autoridades que realizem investigações imediatas, completas, independentes e imparciais sobre o alegado uso excessivo da força.

Instamos todas as partes envolvidas a se envolver em um diálogo aberto para encontrar soluções para o conflito e as alternativas para lidar com as demandas sociais legítimas, bem como para evitar mais violência."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias