a+



Cheirinho bom

Perfume tem fixador? Confira esta e outras dúvidas sobre fragrâncias

Perfumista responde dúvidas frequentes sobre fragrâncias

28/06/2013 - 09h01min

Atualizada em: 28/06/2013 - 09h01min


Da próxima vez que ouvir uma amiga dizer que um perfume dura mais porque é mais carregado em fixador, leia este texto para ela. Segundo Veronica Kato, perfumista da Natura, o fixador é um mito e nenhum perfume contém a substância. O que acontece é que os produtos que apresentam melhor performance são aqueles que têm um equilíbrio de notas de saída, corpo e fundo e baixa volatilidade, ficando, portanto, em maior contato com a pele, dando a percepção de estar mais presente. A perfumista responde outras dúvidas frequentes sobre fragrâncias:

Adianta passar perfume no pulso? Segundo Veronica Kato, os melhores lugares para aplicar a fragrância são aqueles onde a circulação sanguínea é maior: na nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço.

Guardar o perfume em local com sol faz o aroma ir embora? Os melhores locais são o guarda-roupa ou qualquer lugar escuro e fresco. O banheiro não é indicado porque a umidade e oscilações de temperatura são prejudiciais às fragrâncias.

Alguns perfumes duram mais tempo no corpo que outros? O que determina a durabilidade da fragrância é sua concentração. Quanto mais concentrada, melhor. Vale lembrar que nem tudo que você encontra à venda em perfumarias é realmente perfume. 

Perfume: a fragrância conhecida pelo termo original francês (parfum) é caracterizada pela alta concentração de essências - entre 18% e 35% do volume total. Seu poder de fixação na pele é grande, podendo durar de 8 a 24 horas, conforme a qualidade da fragrância e o caminho olfativo.

Eau de Parfum: subproduto do perfume propriamente dito, é diluído em maior quantidade de água (daí o "eau", água em francês), apresentando índices de concentração que variam de 12% a 18%, o que pode representar até 10 horas de perfumação.

Eau de Toilette: caracterizado por uma fragrância mais discreta, apresenta índices de concentração entre 8% e 10% e tempo de fixação de até 8 horas.

Eau de Cologne ou Desodorante Colônia: possui baixa concentração de essências, 5% no máximo. No Brasil, criou-se uma terminologia própria para essas fragrâncias: deo colônia ou desodorante colônia. Além de perfumar, elas têm função desodorante por possuir elementos que ajudam a combater os efeitos do excesso de suor, garantindo maior sensação de frescor

As pessoas deixam de sentir o cheiro do perfume com o tempo? Quando usamos um produto por muito tempo é comum nos acostumarmos com o cheiro dele, deixando de senti-lo. Isso se chama "saturação olfativa", diz Veronica Kato.

O tipo de pele influencia no tempo de duração do perfume? Sim. Cada indivíduo possui seu próprio cheiro que vem tanto do tipo de pele, oleosa, seca ou normal quanto do tipo de alimentação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias