Grêmio



Menos barulho

Geral do Grêmio é punida com 10 jogos sem instrumentos e faixas na Arena

Sanção foi estipulada pela Brigada Militar em reunião nesta sexta e ainda pode ser revertida

12/07/2013 - 23h56min

Atualizada em: 12/07/2013 - 23h56min


A torcida Geral do Grêmio foi punida pela Brigada Militar (BM) na tarde desta sexta-feira, durante a reunião mensal que ocorre com as torcidas gremistas, com 10 jogos sem poder entrar na Arena com instrumentos, faixas e barras. A sanção, no entanto, poderá ser revertida - ou diminuída - no próximo encontro, previsto para o início de agosto.

O motivo da pena é uma confusão que, segundo a BM, ocorreu no último jogo do clube antes da pausa para a Copa das Confederações, dia 12 de junho, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Grêmio empatou com a equipe paulista em 1 a 1, em partida válida pela quinta rodada da competição.

O tumulto teria começado porque uma tropa do Batalhão de Operações Especiais (BOE), com pelo menos 10 soldados, entrou no setor onde fica a Geral para retirar uma corda que, de acordo com a BM, poderia causar riscos aos torcedores. E que, conforme o capitão Rodrigo Schoenfeldt, não poderia estar no local, baseado em acordo feito entre a corporação e os torcedores na reunião do mês de junho.

- Quando o BOE entrou, houve a intervenção de alguns torcedores da Geral, que foram para cima de alguns policiais. É bem verdade que alguns torcedores tentaram conter os outros, mas houve arremessos de objetos como copos. Isso foi alvo de relatório - declarou Schoenfeldt.

Conforme a BM, a situação pode ser reavaliada na reunião de agosto.

- No próximo encontro (em agosto), podemos reavaliar. E isso também foi informado a eles. Essa pena de 10 jogos pode ser reduzida - complementou Schoenfeldt.

Em sua página no Facebook, a Geral do Grêmio publicou a seguinte nota:

"A Geral do Grêmio vem comunicar a todos gremistas que a torcida esta proibida de ingressar por 10 partidas com todo o material na cancha, (bumbos, trapos e faixas). A proibição foi feita no dia de hoje depois de uma reunião junto a brigada militar. A alegação foi que a torcida participou de uma briga no último jogo na arena, não existiu briga!

Onde estão as super câmeras de monitoramento para expor o ocorrido? Todos que estavam no setor presenciaram o fato, inclusive vários relatos foram divulgados nas redes sociais reprovando a atuação da brigada militar.

A Geral do Grêmio fez seu cadastro a pedido dos órgãos de segurança para identificar qualquer integrante da torcida que se envolva em incidentes. Nenhum cadastrado da torcida foi preso ou teve qualquer ato indevido no ultimo jogo, porém mesmo assim a brigada está "punindo" a torcida proibindo a entrada dos materiais por 10 partidas. Na última quarta em reunião com a direção do Grêmio e arena porto-alegrense, a direção deixou bem claro que não faz parte da gerencia da arena, toda e qualquer questão cabe unicamente a arena porto-alegrense, foi enfática em dizer de quem dita as regras do 'estádio do grêmio' é a arena poa. Passamos toda a libertadores sem o fator local por descaso de quem quer que seja, tudo indica que passaremos tanto copa do Brasil como brasileiro da mesma maneira. É isso que a torcida do grêmio quer? Temos certeza que não.
"

Confusão ocorreu durante partida entre Grêmio e São Paulo, pelo Brasileirão, em 12 de junho

MAIS SOBRE

Últimas Notícias