Armas de guerra
Polícia apreende três fuzis na zona leste de Porto Alegre
Suspeita é de que traficantes da Capital estejam se armando para disputar territórios
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia civil apreendeu três fuzis e prendeu um suspeito no Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre. A apreensão das armas foi realizada pela Operação Resgate, do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc).
Segundo o delegado Mário Souza, coordenador da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), desde o início do ano a polícia está acompanhando a movimentação de armamentos para traficantes e, na tarde de terça-feira, quando soube da localização das armas, interrompeu a operação e resgatou o material que estava em poder dos traficantes.
- Decidimos retirar essas armas de circulação por representarem um perigo muito grande à população e aos policiais. São fuzis capazes de furar de coletes à prova de bala a carros fortes - explica o delegado.
Na ação foram apreendidos um fuzil M-4 de assalto e dois 762, os três de uso exclusivo de forças militares, além de drogas, dinheiro e um carro. As armas estavam enterradas no pátio de uma casa, prática muito comum nos morros cariocas, segundo o delegado.
- Ainda não podemos afirmar com certeza a qual quadrilha iria servir esse armamento - afirma Souza.
Uma característica das armas que chamou a atenção dos policiais, principalmente nos 762, é a utilização de peças diferentes das originais para a montagem dos fuzis, o que levanta a suspeita da participação de armeiros nas quadrilhas. A origem do material ainda não foi identificada.