Olá



Preto no branco

"Revelando Sebastião Salgado" apresenta história do renomado fotógrafo brasileiro

Destaque desta segunda-feira no Festival de Gramado, documentário é dirigido por Betse de Paula, realizadora da comédia social "Vendo ou Alugo"

12/08/2013 - 07h07min

Atualizada em: 12/08/2013 - 07h07min


Roger Lerina
Roger Lerina
Enviar E-mail
Fotógrafo Sebastião Salgado abre as portas de seu apartamento-escritório-estúdio em Paris


O concorrente na categoria Longas Brasileiros desta segunda-feira, no 41º Festival de Cinema de Gramado, entra na casa de um dos maiores fotógrafos do mundo. Revelando Sebastião Salgado (2012) é uma longa entrevista com o mineiro radicado na França, mestre da fotografia em preto e branco que, apesar notoriedade internacional, não costuma falar publicamente sobre seu trabalho ou sua vida pessoal.

O documentário é dirigido por Betse de Paula, realizadora da comédia social Vendo ou Alugo, atualmente em cartaz nos cinemas e vencedora de 12 prêmios no último festival Cine PE. Revelando Sebastião Salgado registra um evento raro: o fotógrafo abre as portas de seu apartamento-escritório-estúdio em Paris, contando para a câmera com clareza e objetividade toda sua trajetória - da infância na cidadezinha mineira de Aimorés até as viagens pelos mais variados lugares inóspitos do planeta nos últimos oito anos por conta de Gênesis, seu mais recente projeto, em que registra a natureza ainda intocada mundo afora. Entre um extremo e outro desse caminho, Salgado fala de sua formação como economista, o despertar para a fotografia, o começo como correspondente de guerra, o engajamento em causas sociais e ecológicas, a paixão e a técnica da imagem em preto e branco.

>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado

Revelando Sebastião Salgado tem roteiro de Betse e de Juliano Salgado, filho do fotógrafo. A diretora contou ao repórter Tiago Rech, do jornal Diário Gaúcho, que o orçamento foi de R$ 300 mil e que o filme só deve ser veiculado na televisão - o longa é uma produção do Canal Brasil.

- Em 2010, meu pai (o cineasta Zelito Viana) fez uma festa surpresa de aniversário para a minha mãe na casa do Sebastião Salgado em Paris. A surpresa para a minha mãe é que ele iria convidar eu, meu irmão (o ator Marcos Palmeira) e meu filho. E a surpresa para o Salgado é que nós ficamos 10 dias hospedados na casa dele. Depois, fiquei amiga do Juliano, filho do Tião, que disse que tinha problemas com o pai, como eu também tenho com o meu. Resolvemos conversar e decidimos escrever o filme - relatou Betse.

Apesar de iniciar com Juliano acompanhando a equipe de filmagem até a intimidade doméstica do pai, insinuando que o filho talvez seja quem vai conduzir a história, Revelando Sebastião Salgado logo se concentra quase que exclusivamente na narração autobiográfica do personagem central - ilustrada pelas excepcionais imagens feitas pelo fotógrafo em toda sua carreira e por registros de viagem clicados por sua mulher, Lélia Wanick Salgado.

- Se Vendo ou Alugo é uma ópera, o Revelando Sebastião Salgado é um banquinho e violão. É um filme simples, que deixa ele brilhar. É sobre como ele se aproxima e se relaciona com os seus fotografados - explicou Betse.

 

Nesta segunda-feira, no Palácio dos Festivais

> 14h - Mostra Cinema Gaúcho, com DYONÉLIO, de Jaime Lerner
> 16h - Mostra Cinema Gaúcho, com DANÚBIO, de Henrique de Freitas Lima
> 19h - Mostra Competitiva Curtas Brasileiros, com FAROESTE - UM AUTÊNTICO WESTERN, de Wesley Rodrigues, e Mostra Competitiva Longas Estrangeiros, com VENIMOS DE MUY LEJOS (Argentina), de Ricardo Piterbarg
> 21h30 - Mostra Competitiva Curtas Brasileiros, com TOMOU CAFÉ E ESPEROU, de Emiliano Cunha, e Mostra Competitiva Longas Brasileiros, com REVELANDO SEBASTIÃO SALGADO, de Betse de Paula


MAIS SOBRE

Últimas Notícias