Esportes



Em Santa Catarina

Com gol de Otávio, Inter derrota o Criciúma e encosta de novo no G-4

Time gaúcho chegou aos 34 pontos e está a apenas um do Atlético-PR e da zona de classificação à Libertadores

15/09/2013 - 17h55min

Atualizada em: 15/09/2013 - 17h55min


Otávio marcou o gol da vitória do Inter aos cinco minutos do segundo tempo

Depois de dois tropeços em casa durante a semana (contra Santos e Vitória), o Inter se recuperou fora do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a equipe gaúcha venceu o Criciúma por 1 a 0, com gol marcado pelo garoto Otávio, aos cinco minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Inter chega aos 34 pontos e encosta de vez, novamente, no G-4. Está a apenas um ponto do último time que compõe a zona de classificação à Libertadores, o Atlético-PR.

Na próxima rodada, a equipe comandada por Dunga vai até Salvador encarar o Bahia. O jogo ocorre na quinta-feira, na Fonte Nova, a partir das 21h.

Minuto a minuto: relembre todos os detalhes do jogo entre Criciúma e Inter

Galeria: veja imagens da vitória do Inter, neste domingo, em Criciúma

Com a surpresa da escalação de Alex no lugar de Scocco, Dunga procurou dar um socorro a D'Alessandro, batidamente sobrecarregado na armação do time. Alex foi utilizado como um terceiro homem de meio, mais solto, embora sempre com a função de sair com a bola. Em certo momento, Alex foi o D'Alessandro de outros dias. E deu conta do jogo. Em um lance, Alex foi visto como o último homem da zaga, e dali a bola saiu redonda.

O problema  de o Alex se posicionar atrás de D'Alessandro foi a dificuldade de surgir para conclusão. Quando muito, cobrou escanteio, como o que zagueiro Juan quase marcou, aos 16 minutos.

Na outra mudança, Otávio passou a ser uma espécie de ponteiro direito, sem a função de armar que, agora, era realizada por Alex.

E assim, aos 7 minutos, Damião entrou a drible e, no entrevero, aproveitou um rebote e serviu Josimar, que concluiu na pequena área, de frente ao goleiro Helton. Mas quem tirou foi o zagueiro Leonardo. Cinco minutos depois, em combinação com D'Alessandro, Otávio chutou na saída de Helton, rente à trave. 

É claro que as mudanças ainda não foram suficiente para resolver os problemas no sistema defensivo. A bola aérea, por exemplo. Aos 14 minutos,  numa cobrança de falta a média altura, daquela em que não há necessidade de pular para afastar. Pois ainda assim a zaga não cabeceou, a bola passou na frente de Muriel. Foi um dos lances de perigo do Criciúma. 

Em outro lance, Sueliton passou como quis por Kleber e fez um cruzamento rasteiro que atravessou por entre as pernas de toda a zaga diante do goleiro Muriel. Teve mais: aos 36 minutos, Lins desviou de cabeça um cruzamento no canto, que Muriel foi pegar. O terror da bola aérea permanece.

O mais interessante do intervalo foi a frase de Leandro Damião, de muita disposição, mas de pouca produção até então:

- Se a gente não fizer gol, o Inter não vai ganhar.

Logo aos 5 minutos do segundo tempo, D'Alessandro e Kleber trocaram passes pelo setor esquerdo e até o meia encontrar Otávio, que desviu de primeira para o 1 a 0 do Inter.

A movimentação do gol foi resultado de uma pequena alteração: Otávio estava deixando de permanecer solitário pelo setor direito e foi se juntar a Damião pelo centro. Logo depois do gol, de novo Kleber deixou Alex em condições de concluir. O chute saiu por fora, na rede. Mas evidenciou outra situação: a qualidade do passe do Kleber. Em Criciúma, serviu mais do que a força de Fabrício.

O Inter já tomava conta do jogo quando Scocco entrou no lugar de Otávio. Em seguida, D'Alessandro acertou um chute na trave de Helton. A sequência de lances era avassaladora nos minutos finais. Damião cabeceou na trave e, aos 39 minutos, uma outra surpresa chamou atenção.

Willians, que havia entrado no lugar de D'Alessandro, arrancou como se fosse um moderno ala pela esquerda, bateu dois em velocidade e, mesmo de pé direito, concluiu com um petardo sobre Helton, que defendeu. 

Para quem havia concedido o lugar para Josimar,William ao menos se apresentou bem nos raros minutos em campo.


FICHA TÉCNICA

Brasileirão - 21ª rodada - 15/9/2013

CRICIÚMA - 0
Helton Leite; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Gilson; Bruno Renan, Leandro Brasília (Henik 15'/2ºT), Morais (Daniel Carvalho, 16'/2ºT) e Fabinho; Lins e Marcel (Wellington Paulista, 30'/2ºT). Técnico: Silvio Criciúma.

INTER - 1
Muriel; Gabriel, Índio, Juan, Fabrício; Airton, Josimar, Alex e D'Alessandro (Willians, 35'/2ºT); Otávio (Scocco, 18'/2ºT) e Leandro Damião (Alan Patrick, 45'/2ºT). Técnico: Dunga.

GOLS: Otávio (Inter), aos 5 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Juan, Airton, Otávio, Alex (Inter); Gilson, Bruno Renan, Leandro Brasília, Wellington Paulista, Leonardo (Criciúma)

Expulsões: -

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Moisés Aparecido de Souza (PR).

Público: 13.982.

Renda: R$ 327.585.

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias