Versão mobile

Capitais da Copa - Recife17/01/2014 | 06h01

Arena Pernambuco desiste de iluminação colorida

Iluminação semelhante à da alemã Allianz Arena é o grande diferencial do projeto

Enviar para um amigo
Arena Pernambuco desiste de iluminação colorida Eduardo Martino/Divulgação
Foto: Eduardo Martino / Divulgação
Davi Barboza Cavalcanti - Correspondente do Grupo RBS

A iluminação especial, semelhante à da Allianz Arena, do Bayern de Munique, seria uma das principais atrações da Arena Pernambuco. Seria, porque, ao que tudo indica, a tão aguardada fachada do estádio não vai trocar de cores como prometido. Segundo o consórcio administrador do estádio, o material do LED que possibilita a alteração da cor passa por um "estudo de viabilização técnica e financeira".

O imbróglio começou em 2012, quando o projeto da fachada mudou devido à correria para terminar a Arena para a Copa das Confederações. Uma das medidas adotadas foi exatamente a substituição do revestimento do estádio, que seria "embalado" por uma camada de vidro e alumínio, mas foi coberto por um material conhecido como Etileno Tetrafluoretileno (EFTE). Importado da Alemanha, o EFTE hoje está 100% instalado, mas a iluminação do LED, acrescentada ao projeto e amplamente divulgada pelo consórcio, não chegou.

Em vez de colorido, o estádio à noite fica cinza. As partes envolvidas na construção da Arena — governo estadual e consórcio Itaipava Arena Pernambuco — parecem não estar mais dispostas a investir, pois a conta está alta demais. A exemplo de outros estádios erguidos para a Copa, a Arena Pernambucano ultrapassou o orçamento estipulado, de R$ 532 milhões.

A nova cifra será divulgada pelo consórcio, mas a Secopa-PE já reconhece que deve ficar em R$ 650 milhões, alta de 22% em relação ao valor inicial. Em nota, o consórcio administrador do estádio afirma que a atual fachada não saiu do papel porque não foi licitada.

— A iluminação por LED não estava prevista no projeto original e não foi licitada. Foram realizados novos estudos de viabilização. Mas não há prazo estabelecido para a conclusão ou instalação — diz o comunicado.

A fachada da Arena tem 24,5 mil metros quadrados. Projeções do estádio colorido foram divulgadas repetidas vezes no site oficial e no canal do Youtube do consórcio. As imagens mostravam a Arena com três cores, vermelho, verde e azul. Juntas, permitiriam a personalização da fachada, assim como acontece no estádio do Bayern de Munique e no centro aquático Cubo d'Água, em Pequim.

clicRBS
Nova busca - outros