Esportes



Lugar ao sol

É hoje! Primeira etapa do Peneirinha reúne garotos em Tramandaí

Principal novidade da segunda edição do evento, a realização dos testes do Litoral Norte terá torcida especial

11/01/2014 - 08h03min

Atualizada em: 11/01/2014 - 08h03min


Vanessa Girardi
Vanessa Girardi
Enviar E-mail

Alegria e diversão. Essas são as palavras mais citadas pelos olheiros para falar sobre a expectativa da primeira etapa do Peneirinha Head and Shoulders a ser realizada em Tramandaí, sábado e domingo no Estádio Municipal Eluzardo Caetano da Silva, localizado na Avenida Fernandes Bastos, a partir das 8h.

Principal novidade da segunda edição do evento, a realização dos testes do Litoral Norte terá torcida especial, o apoio dos veranistas. Meninos nas categoria de 9 e 10 e 11 a 13 anos colocarão à prova para seis olheiros seu potencial e o sonho de se tornarem jogadores de futebol.

- Eles precisam se divertir. E mesmo estando em uma peneira, devem pensar apenas em jogar bola com tranquilidade, com felicidade. Sem a responsabilidade de ganhar - comenta o coordenador técnico geral do Peneirinha, Rafael Maggioni, 37 anos, que  tem uma experiência de mais de 13 anos trabalhando com jovens.

Hoje, durante todo o dia, e amanhã, pela manhã, os olheiros do Peneirinha estarão observando os meninos que irão para a final da etapa de Tramandaí, a ser disputada a partir das 14h deste domingo. Quem for selecionado, estará automaticamente na grande final do evento a ocorrer nos dias 29 e 30 de março, em Porto Alegre. A lista dos aprovados será divulgada no decorrer da semana no site do projeto (www.peneirinhahs.com.br) e em Zero Hora.

Após a regularização das inscrições, onde os meninos receberão senha e braçadeira com número, haverá um primeiro contato com os professores que comandarão um alongamento. Só depois os garotos entrarão em campo para os 15 minutos avaliativos.

- Não vamos largá-los direto no gramado. Antes, os profissionais conversarão com os meninos e passarão a ideia de diversão. E dá até mesmo para usar o exemplo do Neymar, que está sempre sorrindo - comenta Maggioni.

Sobre o que será avaliado para ter o nome na lista dos finalistas da etapa de Tramandaí, o selecionador Lico Freitas, 39 anos, antecipa:

- Nesta faixa etária, não podemos ser muito exigentes, eles não estão prontos. Claro que a matéria-prima é o talento. Então, abordamos as questões do porte físico, a personalidade e  o senso coletivo. Aquele que vê que o coleguinha errou, vai lá, levanta ele, incentiva.

Além das inscrições pelo site, os meninos poderão se cadastrar no local do evento.  

BEBA ÁGUA

Pelo menos duas horas antes da seletiva, é indicado que o menino beba até meio litro de água. Para crianças com menos de 41 quilos, uma hora antes do exercício, mais 100 ml. Crianças acima de 41 quilos podem tomar de 180 a 300 ml. No local da seletiva, haverá distribuição gratuita de copos de água.

Fonte: Ana Carolina Terrazzan, nutricionista

PROTEJA-SE DO SOL

Trinta minutos antes do teste, os meninos devem usar protetor FPS (fator de proteção solar) 30 nas regiões onde a pele estará descoberta como rosto, pescoço, braços e pernas. No horário em que não estiverem competindo, devem procurar uma sombra, use boné. Caso não tenha nenhum lugar para evitar o sol no estádio, há necessidade do protetor ser reaplicado a cada duas horas.

Fonte:  Renato Bakos, dermatologista

Inscrições

Os meninos devem se inscrever no site do projeto (www.peneirinhahs.com.br). Após preencher o cadastro, o candidato deve imprimir um e-mail que receberá com o número da inscrição para apresentar no dia da seletiva.

Haverá inscrição no local do evento.

Documentação necessária*:

1. Comprovante de matrícula ou boletim de 2013 ou declaração do diretor da escola onde estuda;

2. Comprovante de inscrição;

3. Assinatura do responsável.

* Cada candidato deve estar acompanhado de seu responsável durante os dois dias de seletiva. A organização do Peneirinha não fornecerá ajuda de custo para as despesas no período de seleção.

Premiação

- Um ano em uma escolinha de futebol de sua cidade para os dois vencedores, além de material esportivo e didático.

- Os finalistas concorrem, por sorteio, a entrar em campo com a Seleção  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias